// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2009-03-09 18:44:03 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera{ location < 14.00, 7.00, 3.50 > // Posição do observador. right -0.45*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.60*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 1.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source{ 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.0 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source{ 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.5 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // EIXOS DE COORDENADAS #macro eixo(ponta,cor,nome) union{ sphere{ <0,0,0>, 0.02 } cylinder{ <0,0,0>, 0.91*ponta, 0.02 } cone{ 0.90*ponta, 0.06, ponta, 0.00 } texture{ pigment{ color rgb cor } finish{ ambient 0.5 diffuse 0.5 } } } #end #macro eixos(tamanho) union{ object{ eixo( , <1.0,0.2,0.2>, "X") } object{ eixo( <0,tamanho,0>, <0.0,0.8,0.0>, "Y") } object{ eixo( <0,0,tamanho>, <0.3,0.3,1.0>, "Z") } } #end // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_plastico = texture{ pigment{ color rgb < 0.60, 0.60, 0.60 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_fosca = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_espelho = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.90, 0.70 > } finish{ diffuse 0.1 reflection 0.8*< 1.00, 0.90, 0.70 > ambient 0.1 } } #declare tx_vidro = texture{ pigment{ color rgb < 0.97, 0.98, 1.00 > filter 0.70 } finish{ diffuse 0.03 reflection 0.25 ambient 0.02 specular 0.25 roughness 0.005 } } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio = 2.000; // Partes da cena: #declare corpo_base = cylinder{ < 0,0,0 >, < 0, 0, 1.5> 0.80 } #declare corpo_sup = cylinder{ < 0,0,0 >, < 0, 0, 0.5> 0.70 } #declare entrada_sup = cylinder{ < 0,0,0 >, < 0, 0, 0.7> 0.4 } #declare bico = cone { < 0, -0.65, 0 >, 0, < 0, 0,0 >,0.2 } #declare manivela_1 = cylinder{ < 0,0,0 >, < 0, 0.7, 0> 0.1 } #declare manivela_2 = cylinder{ < 0,0,0 >, < 0, 0, 0.9> 0.1 } #declare pino = cylinder{ < -2.00, +2.00, -1.00 >, < +2.00, -2.00, +1.00 >, 0.75 texture{ tx_fosca } } #declare furo = cylinder{ < 0,0,-0.20 >, < 0,0,0.72 >, 0.25 } #declare joelho = sphere{ < 0,0,0 >, 0.1 } #declare box_cortador = box{ < 2,8,8 >, < 0,0,0 > } // Aqui está a cena, finalmente: #declare cena = union{ object{ corpo_base translate < +0,+0,+0 > texture{ tx_plastico } } object{ corpo_sup translate < +0,+0,+1.5 > texture{ tx_vidro } } object{ bico rotate 20*x translate < +0,-0.8,+0.7 > texture{ tx_plastico } } object{ manivela_1 translate < +0,0.8,+1.2 > texture{ tx_plastico } } object{ manivela_2 translate < +0,1.5,+1.2 > texture{ tx_plastico } } object{ manivela_1 translate < +0,1.5,+2.1 > texture{ tx_plastico } } object{ joelho translate < +0,1.5,+1.2 > texture{ tx_plastico } } object{ joelho translate < +0,1.5,+2.1 > texture{ tx_plastico } } difference{ object { entrada_sup translate < +0,+0.2,+2 > texture{ tx_plastico } } object { furo translate < +0,+0.2,+2 > texture{ tx_plastico } } } } union{ object{ eixos(3.00) } object{cena translate < +0,-2,+0 >} intersection{ object{cena translate < +0,+2,+0 >} object{box_cortador texture{tx_fosca } } } rotate -90*z }