// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2009-03-09 18:44:03 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera{ location < 14.00, 7.00, 3.50 > // Posição do observador. right -0.45*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.60*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 1.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source{ 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.0 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source{ 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.5 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // EIXOS DE COORDENADAS #macro eixo(ponta,cor,nome) union{ sphere{ <0,0,0>, 0.02 } cylinder{ <0,0,0>, 0.91*ponta, 0.02 } cone{ 0.90*ponta, 0.06, ponta, 0.00 } texture{ pigment{ color rgb cor } finish{ ambient 0.5 diffuse 0.5 } } } #end #macro eixos(tamanho) union{ object{ eixo( , <1.0,0.2,0.2>, "X") } object{ eixo( <0,tamanho,0>, <0.0,0.8,0.0>, "Y") } object{ eixo( <0,0,tamanho>, <0.3,0.3,1.0>, "Z") } } #end // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_plastico = texture{ pigment{ color rgb < 0.60, 0.60, 0.60 > } finish{ diffuse 0.8 reflection 0.2*< 1.00, 0.90, 0.70 > ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_fosca = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_espelho = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.90, 0.70 > } finish{ diffuse 0.1 reflection 0.8*< 1.00, 0.90, 0.70 > ambient 0.1 } } #declare tx_vidro = texture{ pigment{ color rgb < 0.97, 0.98, 1.00 > filter 0.70 } finish{ diffuse 0.03 reflection 0.25 ambient 0.02 specular 0.25 roughness 0.005 } } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio = 2.000; // Partes da cena: #declare corpo = cylinder{ <0,0,1.5>, <0,0,0>, 1 texture{ tx_plastico } } #declare topo = cylinder{ <0,0,0>, <0,0,0.45>, 0.48 texture{ tx_plastico } } #declare buraco = cylinder{ <0,0,0>, <0,0,0.6>, 0.40 texture{ tx_plastico } } #declare braco = cylinder{ <0,0,0>, <0,0.8,0>, 0.10 } #declare braco2 = cylinder{ <0,0,0>, <0,0,0.7>, 0.10 } #declare braco3 = cylinder{ <0,0,0>, <0,0.5,0>, 0.10 } #declare bico = cone{ <0,0,0> 0.25 <1,0,0>, 0 texture{ tx_plastico } } #declare cortador = box{ <0,0,0>, <1,1,1> texture{ tx_fosca } } #declare bolinha = sphere{ < 0,0,0 >, 0.60 } #declare bolota = sphere{ < 0,0,0 >, 1.50 } #declare bola_grande = sphere{ < 0.00, 0.00, 0.00 >, raio texture{ tx_plastico } } #declare pino = cylinder{ < -2.00, +2.00, -1.00 >, < +2.00, -2.00, +1.00 >, 0.75 texture{ tx_fosca } } #declare furo = cylinder{ < -1.00, -2.00, -2.00 >, < +1.00, +2.00, +2.00 >, 0.75*raio texture{ tx_fosca } } // Aqui está a cena, finalmente: #declare cena = union{ //object{ eixos(3.00) } object{ corpo translate <0,0,0> } difference{ object{ topo translate <0,0,1.5> } object{ buraco translate <0,0,1.5> } } object{ braco translate <0,1,1> texture{ tx_plastico } } object{ braco2 translate <0,1.75,0.35> texture{ tx_plastico } } object{ braco3 translate <0,1.7,0.4> texture{ tx_plastico } } object{ bico translate <0.7,0,0.5> rotate -90*z } scale 1.2 } //object{ cena translate <0,0,1.8> rotate 15*z rotate 10*y } #declare corte = union{ intersection{ object{ cena } object{ cortador translate <-1,-0.4,-0.18> scale 5 } } } object{ cena translate <2,0,-2> } object{ corte translate <1.5,0,2> }