// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2009-03-09 18:44:03 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera{ location < 4.00, 7.00, 10.00 > // Posição do observador. right -0.45*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.60*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 1.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source{ 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.0 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source{ 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.5 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // EIXOS DE COORDENADAS #macro eixo(ponta,cor,nome) union{ sphere{ <0,0,0>, 0.02 } cylinder{ <0,0,0>, 0.91*ponta, 0.02 } cone{ 0.90*ponta, 0.06, ponta, 0.00 } texture{ pigment{ color rgb cor } finish{ ambient 0.5 diffuse 0.5 } } } #end #macro eixos(tamanho) union{ object{ eixo( , <1.0,0.2,0.2>, "X") } object{ eixo( <0,tamanho,0>, <0.0,0.8,0.0>, "Y") } object{ eixo( <0,0,tamanho>, <0.3,0.3,1.0>, "Z") } } #end // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_plastico = texture{ pigment{ color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_fosca = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_espelho = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.90, 0.70 > } finish{ diffuse 0.1 reflection 0.8*< 1.00, 0.90, 0.70 > ambient 0.1 } } #declare tx_vidro = texture{ pigment{ color rgb < 0.97, 0.98, 1.00 > filter 0.70 } finish{ diffuse 0.03 reflection 0.25 ambient 0.02 specular 0.25 roughness 0.005 } } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio = 2.000; // Partes da cena: #declare copo = cylinder{ < 0.00, 0.00, 2.00 >, < 0.00, 0.00, -2.00 >, 2.00 texture{ tx_plastico } } #declare furo2 = cylinder{ < 0.00, 0.00, 2.10 >, < 0.00, 0.00, -2.00 >, 1.80 texture{ tx_vidro } interior { ior 1.01 } //texture{ tx_fosca } } #declare eixo1 = cylinder{ < 0.00, 0.00, 2.85 >, < 0.00, 0.00, -2.00 >, 0.08 texture{ tx_plastico } } #declare tampa = cylinder{ < 0.00, 0.00, 2.80 >, < 0.00, 0.00, 2.10 >, 2.00 texture{ tx_plastico } } #declare f_tampa = cylinder{ < 0.00, 0.00, 2.85 >, < 0.00, 0.00, 2.15 >, 1.90 texture{ tx_fosca } } #declare engre = cone{ < 0.00, 0.00, 3.30 >, 0.00, < 0.00, 0.00, 2.80 >, 0.90 texture{ tx_plastico } } #declare manivela1 = cylinder{ < 0.00, 2.00, 2.00 >, < 0.00, 2.50, 2.00 >, 0.05 texture{ tx_fosca } } #declare manivela5 = sphere{ < 0.00, 2.50, 2.00>, 0.06 texture { tx_fosca } } #declare manivela2 = cylinder{ < 0.00, 2.50, 2.00 >, < 0.00, 2.50, 0.00 >, 0.05 texture{ tx_fosca } } #declare manivela4 = sphere{ < 0.00, 2.00, 0.00>, 0.06 texture { tx_fosca} } #declare manivela3 = cylinder{ < 0.00, 2.50, 0.00 >, < 0.00, 3.00, 0.00 >, 0.05 texture{ tx_fosca } } #declare manivela4 = sphere{ < 0.00, 3.00, 0.00>, 0.06 texture { tx_fosca} } // Aqui está a cena, finalmente: #declare cena= union{ difference{ object{ copo } object{ furo2 } } union{ object{ manivela1} object{ manivela2} object{ manivela4} object{ manivela3} object{ manivela5} } difference{ object{ tampa } object{ f_tampa } } object{ eixo1 } object{ engre} } #declare cortador= box{ < 3.00, -3.0, -3.50>, < -3.00, 0.00, 3.50> texture{tx_plastico} } union{ object { cena translate <0.00, -6.00, 0.00> scale 0.5 } intersection{ object { cena translate < 0.00, 3.0, 0.00> scale 0.5 } object { cortador translate < 0.00, 3.0, 0.00> scale 0.5 } } }