// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2009-03-09 18:44:03 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera{ location < 7.00, 15.00, 6.0 > // Posição do observador. right -0.45*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.60*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 1.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source{ 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.0 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source{ 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.5 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // EIXOS DE COORDENADAS #macro eixo(ponta,cor,nome) union{ sphere{ <0,0,0>, 0.02 } cylinder{ <0,0,0>, 0.91*ponta, 0.02 } cone{ 0.90*ponta, 0.06, ponta, 0.00 } texture{ pigment{ color rgb cor } finish{ ambient 0.5 diffuse 0.5 } } } #end #macro eixos(tamanho) union{ object{ eixo( , <1.0,0.2,0.2>, "X") } object{ eixo( <0,tamanho,0>, <0.0,0.8,0.0>, "Y") } object{ eixo( <0,0,tamanho>, <0.3,0.3,1.0>, "Z") } } #end // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_plastico = texture{ pigment{ color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_fosca = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_espelho = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.90, 0.70 > } finish{ diffuse 0.1 reflection 0.8*< 1.00, 0.90, 0.70 > ambient 0.1 } } #declare tx_vidro = texture{ pigment{ color rgb < 0.97, 0.98, 1.00 > filter 0.70 } finish{ diffuse 0.03 reflection 0.25 ambient 0.02 specular 0.25 roughness 0.005 } } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio = 2.000; // Partes da cena: #declare bolinha = sphere{ < 0,0,0 >, 0.60 } #declare bolota = sphere{ < 0,0,0 >, 1.50 } #declare bola_grande = sphere{ < 0.00, 0.00, 0.00 >, raio texture{ tx_plastico } } #declare pino = cylinder{ < -0.0, +0.00, -0.00 >, < +3.0, -0.00, +1.00 >, 0.55 texture{ tx_fosca } } #declare pino1 = cylinder{ < -6.0, +0.00, -0.00 >, < +4.0, -0.00, +1.00 >, 0.4 texture{ tx_fosca } } #declare corpo_suco = cylinder{ < -0.00, +0.00, -2.0 >, < +0.00, -0.00, +2.0 >, 2.5 texture{ tx_fosca } } #declare corpo_suco1 = cylinder{ < -0.00, +0.00, +1.5 >, < +0.00, -0.00, +3.0 >, 2.4 texture{ tx_fosca } } #declare furo = cylinder{ < -1.00, -2.00, -2.00 >, < +1.00, +2.00, +2.00 >, 0.75*raio texture{ tx_fosca } } #declare cone_expremedor = cone{ < -0.00, +0.00, +1.5 >, 1.0, < +0.00, -0.00, +3.0 >, 0.00 texture{ tx_fosca } } #declare manivela_expremedor = union { cylinder{ < -0.00, -0.00, -0.00 >, < +0.00, +0.00, +1.00 >, 0.2 texture{ tx_fosca } } cylinder{ < -1.00, -0.00, -0.00 >, < +0.13, +0.00, +0.00 >, 0.2 texture{ tx_fosca } } cylinder{ < -0.13, -0.00, +1.00 >, < +1.00, +0.00, +1.00 >, 0.2 texture{ tx_fosca } } } // Aqui está a cena, finalmente: union{ object{ eixos(3.00) } // object{ bolinha translate < 0,-3,4 > texture{ tx_plastico } } // object{ bolinha translate < 0,-1,4 > texture{ tx_fosca } } //object{ bolota translate < -2,+1,+3 > texture{ tx_espelho } } //object{ bolinha translate < +3,+3,+1 > texture{ tx_vidro } interior { ior 1.01 } } //object{ corpo_suco } difference{ union { object{ corpo_suco } object{ pino } } object{ pino1 } object{ corpo_suco1 } } object { cone_expremedor } object { manivela_expremedor translate < -3.5, 0, +0.5 > } }