// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2009-03-09 18:44:03 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera{ location < 14.00, 7.00, 7.00 > // Posição do observador. right -0.60*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.45*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 1.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source{ 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.0 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source{ 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.5 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // EIXOS DE COORDENADAS #macro eixo(ponta,cor,nome) union{ sphere{ <0,0,0>, 0.02 } cylinder{ <0,0,0>, 0.91*ponta, 0.02 } cone{ 0.90*ponta, 0.06, ponta, 0.00 } texture{ pigment{ color rgb cor } finish{ ambient 0.5 diffuse 0.5 } } } #end #macro eixos(tamanho) union{ object{ eixo( , <1.0,0.2,0.2>, "X") } object{ eixo( <0,tamanho,0>, <0.0,0.8,0.0>, "Y") } object{ eixo( <0,0,tamanho>, <0.3,0.3,1.0>, "Z") } } #end // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_fosca = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_fosca_laranja = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.50, 0.00 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_fosca_branca = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 1.00, 1.00 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio = 2.000; // Partes da cena: // Aqui está a cena, finalmente: union{ object{ eixos(3.00) } #macro pe() box{< 0, -1.5, 0 >, < 0.5,1.5, 4 > } #end #macro canela_pe(beta) union{ cylinder{ < 0, 0, 0 >, < 8, 0, 0>, 1 } sphere{< 0, 0, 0 >, 0.95 } sphere{< 0, 0, 0 >, 0.95 translate <8,0,0>} object{pe() rotate beta*y translate 8*x } texture{ tx_fosca_branca} } #end #macro coxa(alfa, beta) union{ cone{ < 0, 0, 0 >, 3, < 10, 0, 0>, 1 texture{ tx_fosca}} sphere{< 0, 0, 0 >, 2.95 texture{ tx_fosca}} object{canela_pe(beta) rotate alfa*y translate 10*x } } #end //macro posiciona perna #macro coxa_posicao(gama, alfa, beta, posicao) object{ coxa(alfa, beta) rotate gama*y // articulação rotate 90*y //colocar a perna em pé rotate -90*z // fazer perna apontar pra frente translate 7*x translate posicao*y // colocar aperna no lugar } #end #macro cabeca() union{ sphere{< 0, 0, 0 >, 2 } cone{< 1.9, 0, 0 >, 0.5,< 3.2, 0, 0 >, 0 texture{ tx_fosca_laranja} } rotate 60*y translate 2*x } #end #macro pescoco(delta) union{ cylinder{ < 0, 0, 0 >, < 5, 0, 0>, 0.8 } sphere{< 5, 0, 0 >, 0.75 } object{ cabeca() rotate delta*y translate 4*x } texture{ tx_fosca_branca} scale 1.8 } #end #macro asa_ponta() union{ cylinder{ < 0, 0, 0 >, < 8, 0, 0>, 1 } sphere{< 0, 0, 0 >, 0.95 } sphere{< 0, 0, 0 >, 0.95 translate <8,0,0>} } #end #macro asa(epsilon) union{ cylinder{ < 0, 0, 0 >, < 8, 0, 0>, 1} sphere{< 0, 0, 0 >, 0.95 } object{asa_ponta() rotate epsilon*y translate 8*x } texture{ tx_fosca} } #end #macro galinha(gamaE1, gamaE2, gamaE3, gamaD1,gamaD2,gamaD3, alfaE1, alfaE2, alfaE3, alfaD1, alfaD2, alfaD3, betaE1, betaE2, betaE3, betaD1, betaD2, betaD3, teta, delta, epsilon) union{ sphere{ < 0, 0, 0 >, 12 texture{ tx_fosca} scale <0.8,1.3,0.8>} object{coxa_posicao(gamaE1, alfaE1, betaE1, -7)} //perna esquerda da frente object{coxa_posicao(gamaE2, alfaE2, betaE2, 0)} //perna esquerda do meio object{coxa_posicao(gamaE3, alfaE3, betaE3, 7)} //perna esquerda de traz object{coxa_posicao(gamaD1, alfaD1, betaD1, -7) scale <-1,1,1>} //perna direita da frente object{coxa_posicao(gamaD2, alfaD2, betaD2, 0)scale <-1,1,1>} //perna direita do meio object{coxa_posicao(gamaD3, alfaD3, betaD3, 7)scale <-1,1,1>} //perna direita de traz object{ pescoco(delta) rotate teta*y // articulação rotate -80*y rotate -90*z //rotate -90*z // fazer perna apontar pra frente translate -11*y translate 6*z } object {asa(epsilon) rotate -45*y rotate 60*x translate 7*x translate 5*z } object {asa(epsilon) rotate -45*y rotate 60*x translate 7*x translate 5*z scale <-1,1,1> } } #end union{ //ordem dos parametros // gama -> coxa // alfa -> canela // beta -> pé // teta -> pescoço // delta -> cabeça // epsilon -> asa object {galinha( 10,45,70,40,45,50, -60, -40,-50,-50,-40,-60, 30, 10,20,30,20,30, 60, 60,160) scale 0.6 translate <0,-15,20>} object {galinha( 10,20,30,10,20,30, -45,-40,-35,-45,-40,-35, 20,30,40,50,20,30, 45, 10,90) scale 0.6 translate <0,0,-5>} object {galinha( 0,10,60,30,40,60, -30,-10,0,-30,-20,-10, 0, 10,20,10,0,20, 10, -20,30) scale 0.6 translate <0,20,15>} scale 0.15 //rotate 90*z rotate 30*z //translate 2*z } }