// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2009-03-09 18:44:03 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera{ location 1.5 *< 14.00, 7.00, 3.50 > // Posição do observador. right -0.6*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.3*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 5.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source{ 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.0 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source{ 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.5 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // EIXOS DE COORDENADAS #macro eixo(ponta,cor,nome) union{ sphere{ <0,0,0>, 0.02 } cylinder{ <0,0,0>, 0.91*ponta, 0.02 } cone{ 0.90*ponta, 0.06, ponta, 0.00 } texture{ pigment{ color rgb cor } finish{ ambient 0.5 diffuse 0.5 } } } #end #macro eixos(tamanho) union{ object{ eixo( , <1.0,0.2,0.2>, "X") } object{ eixo( <0,tamanho,0>, <0.0,0.8,0.0>, "Y") } object{ eixo( <0,0,tamanho>, <0.3,0.3,1.0>, "Z") } } #end // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS //background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #include "nuvens.inc" #declare tx_cinza = texture{ pigment{ color rgb < 1,0,0 > } finish{ diffuse 0.1 ambient 0.1 reflection 0.8*<1,1,1>} } #declare tx_preto = texture{ pigment{ color rgb < 0, 0, 0 > } } #declare tx_branco = texture{ pigment{ color rgb < 1, 1, 1 > } finish{ ambient 0.3 } } #declare tx_fosca = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.65, 0.00 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_espelho = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.90, 0.70 > } finish{ diffuse 0.1 reflection 0.8*< 1.00, 0.90, 0.70 > ambient 0.1 } } #declare tx_vidro = texture{ pigment{ color rgb < 0.97, 0.98, 1.00 > filter 0.70 } finish{ diffuse 0.03 reflection 0.25 ambient 0.02 specular 0.25 roughness 0.005 } } #include "retalho.inc" #declare a11 = <-0.04,0,0>; #declare a12 = <0,1,0>; #declare a13 = <0,2,0>; #declare a14 = <0,3,0>; #declare a21 = <-0.05,0,0>; #declare a22 = <0,1,0.5>; #declare a23 = <0,2,0.5>; #declare a24 = <0,3,0.5>; #declare a31 = <-0.06,0,0>; #declare a32 = <0,1,1.0>; #declare a33 = <0,2,1.0>; #declare a34 = <0,3,1.0>; #declare a41 = <-1,0,0>; #declare a42 = <-1,1,1.5>; #declare a43 = <-1,2,1.5>; #declare a44 = <-1,3,2.1>; #declare b11 = <0,3,0>; #declare b12 = <0,4,0.9>; #declare b13 = <0,5,0.9>; #declare b14 = <0,6,0>; #declare b21 = <0,3,1>; #declare b22 = <0,4,1>; #declare b23 = <0,5,1>; #declare b24 = <0,6,1>; #declare b31 = <0,3,2>; #declare b32 = <0,4,2>; #declare b33 = <0,5,2>; #declare b34 = <0,6,2>; #declare b41 = <-1,3,2.1>; #declare b42 = <-1,4,2.1>; #declare b43 = <-1,5,2.1>; #declare b44 = <-1,6,2.1>; #declare c11 = <0,6,0>; #declare c12 = <0,7,0>; #declare c13 = <0,8,0>; #declare c14 = <0,9,0>; #declare c21 = <0,6,1>; #declare c22 = <0,7,1>; #declare c23 = <0,8,1>; #declare c24 = <0,9,1>; #declare c31 = <0,6,2>; #declare c32 = <0,7,2>; #declare c33 = <0,8,2>; #declare c34 = <0,9,2>; #declare c41 = <-1,6,2.1>; #declare c42 = <-1,7,2.1>; #declare c43 = <-1,8,2.1>; #declare c44 = <-1,9,2.1>; #declare d11 = <0,9,0>; #declare d12 = <0,10,0.9>; #declare d13 = <0,11,0.9>; #declare d14 = <0,12,0>; #declare d21 = <0,9,1>; #declare d22 = <0,10,1>; #declare d23 = <0,11,1>; #declare d24 = <0,12,1>; #declare d31 = <0,9,2>; #declare d32 = <0,10,2>; #declare d33 = <0,11,2>; #declare d34 = <0,12,2>; #declare d41 = <-1,9,2.1>; #declare d42 = <-1,10,2.1>; #declare d43 = <-1,11,2.1>; #declare d44 = <-1,12,2.1>; #declare e11 = <0,12,0>; #declare e12 = <0,13,0>; #declare e13 = <0,14,0>; #declare e14 = <0,15,0>; #declare e21 = <0,12,1>; #declare e22 = <0,13,1>; #declare e23 = <0,14,1>; #declare e24 = <0,15,1>; #declare e31 = <0,12,2>; #declare e32 = <0,13,2>; #declare e33 = <0,14,2>; #declare e34 = <0,15,2>; #declare e41 = <-1,12,2.1>; #declare e42 = <-1,13,2.1>; #declare e43 = <-1,14,2.1>; #declare e44 = <-1,15,2.1>; #declare lado_carro1= union{ object{ retalho(a11,a12,a13,a14, a21,a22,a23,a24, a31,a32,a33,a34, a41,a42,a43,a44, tx_preto, tx_cinza ) } object{ retalho(b11,b12,b13,b14, b21,b22,b23,b24, b31,b32,b33,b34, b41,b42,b43,b44, tx_preto, tx_cinza ) } object{ retalho(c11,c12,c13,c14, c21,c22,c23,c24, c31,c32,c33,c34, c41,c42,c43,c44, tx_preto, tx_cinza ) } object{ retalho(d11,d12,d13,d14, d21,d22,d23,d24, d31,d32,d33,d34, d41,d42,d43,d44, tx_preto, tx_cinza ) } object{ retalho(e11,e12,e13,e14, e21,e22,e23,e24, e31,e32,e33,e34, e41,e42,e43,e44, tx_preto, tx_cinza ) } } #declare a11 = <-2.04,0,0>; #declare a12 = <-2,1,0>; #declare a13 = <-2,2,0>; #declare a14 = <-2,3,0>; #declare a21 = <-2.05,0,0>; #declare a22 = <-2,1,0.5>; #declare a23 = <-2,2,0.5>; #declare a24 = <-2,3,0.5>; #declare a31 = <-2.06,0,0>; #declare a32 = <-2,1,1.0>; #declare a33 = <-2,2,1.0>; #declare a34 = <-2,3,1.0>; #declare a41 = <-1,0,0>; #declare a42 = <-1,1,1.5>; #declare a43 = <-1,2,1.5>; #declare a44 = <-1,3,2.1>; #declare b11 = <-2,3,0>; #declare b12 = <-2,4,0.9>; #declare b13 = <-2,5,0.9>; #declare b14 = <-2,6,0>; #declare b21 = <-2,3,1>; #declare b22 = <-2,4,1>; #declare b23 = <-2,5,1>; #declare b24 = <-2,6,1>; #declare b31 = <-2,3,2>; #declare b32 = <-2,4,2>; #declare b33 = <-2,5,2>; #declare b34 = <-2,6,2>; #declare b41 = <-1,3,2.1>; #declare b42 = <-1,4,2.1>; #declare b43 = <-1,5,2.1>; #declare b44 = <-1,6,2.1>; #declare c11 = <-2,6,0>; #declare c12 = <-2,7,0>; #declare c13 = <-2,8,0>; #declare c14 = <-2,9,0>; #declare c21 = <-2,6,1>; #declare c22 = <-2,7,1>; #declare c23 = <-2,8,1>; #declare c24 = <-2,9,1>; #declare c31 = <-2,6,2>; #declare c32 = <-2,7,2>; #declare c33 = <-2,8,2>; #declare c34 = <-2,9,2>; #declare c41 = <-1,6,2.1>; #declare c42 = <-1,7,2.1>; #declare c43 = <-1,8,2.1>; #declare c44 = <-1,9,2.1>; #declare d11 = <-2,9,0>; #declare d12 = <-2,10,0.9>; #declare d13 = <-2,11,0.9>; #declare d14 = <-2,12,0>; #declare d21 = <-2,9,1>; #declare d22 = <-2,10,1>; #declare d23 = <-2,11,1>; #declare d24 = <-2,12,1>; #declare d31 = <-2,9,2>; #declare d32 = <-2,10,2>; #declare d33 = <-2,11,2>; #declare d34 = <-2,12,2>; #declare d41 = <-1,9,2.1>; #declare d42 = <-1,10,2.1>; #declare d43 = <-1,11,2.1>; #declare d44 = <-1,12,2.1>; #declare e11 = <-2,12,0>; #declare e12 = <-2,13,0>; #declare e13 = <-2,14,0>; #declare e14 = <-2,15,0>; #declare e21 = <-2,12,1>; #declare e22 = <-2,13,1>; #declare e23 = <-2,14,1>; #declare e24 = <-2,15,1>; #declare e31 = <-2,12,2>; #declare e32 = <-2,13,2>; #declare e33 = <-2,14,2>; #declare e34 = <-2,15,2>; #declare e41 = <-1,12,2.1>; #declare e42 = <-1,13,2.1>; #declare e43 = <-1,14,2.1>; #declare e44 = <-1,15,2.1>; #declare lado_carro2= union{ object{ retalho(a11,a12,a13,a14, a21,a22,a23,a24, a31,a32,a33,a34, a41,a42,a43,a44, tx_preto, tx_cinza ) } object{ retalho(b11,b12,b13,b14, b21,b22,b23,b24, b31,b32,b33,b34, b41,b42,b43,b44, tx_preto, tx_cinza ) } object{ retalho(c11,c12,c13,c14, c21,c22,c23,c24, c31,c32,c33,c34, c41,c42,c43,c44, tx_preto, tx_cinza ) } object{ retalho(d11,d12,d13,d14, d21,d22,d23,d24, d31,d32,d33,d34, d41,d42,d43,d44, tx_preto, tx_cinza ) } object{ retalho(e11,e12,e13,e14, e21,e22,e23,e24, e31,e32,e33,e34, e41,e42,e43,e44, tx_preto, tx_cinza ) } } #declare batmovel= union { object { lado_carro1 scale 0.8 translate -1*y} object { lado_carro2 scale 0.8 translate -1*y} } union { object { batmovel rotate 90*z } }