primavera árabe 2011 (qual rede?)
junho de 2013 Brasil (não sei)
genocídio dos Rohingya (Myamar 2016) Facebook https://www.amnesty.org/en/latest/news/2022/09/myanmar-facebooks-systems-promoted-violence-against-rohingya-meta-owes-reparations-new-report/ e https://www.nytimes.com/2018/10/15/technology/myanmar-facebook-genocide.html https://en.wikipedia.org/wiki/Rohingya_genocide
genocídios criados/incentivados por comunicação de massa mas não redes sociais (Ruanda 1994) https://academic.oup.com/qje/article-abstract/129/4/1947/1853091 e https://en.wikipedia.org/wiki/Rwandan_genocide
recrutamento de jovens pelo ISIS (2015) https://en.wikipedia.org/wiki/Use_of_social_media_by_the_Islamic_State
eleição do Trump (2016)
eleição do Bolsonaro? (2018)
Comunicação:
telefone, SMS, WhatsApp
telegram (grupos)
Reddit, discord, 4chan, etc (grupos e permanente)
Recomendação:
Facebook, Instagram, Tiktok,
Youtube (recomendação e monetarização)
Nas redes de comunicação, pessoas predispostas a ideias radicais podem procurar grupos e se radicalizar
neonazistas, ataques a escolas, etc (fonte??)
outro caminho via youtube https://firstmonday.org/ojs/index.php/fm/article/view/10108/7920 influencers crescentemente mais radicais
Nas redes de recomendação, o “algoritmo” tenta oferecer opções que vão aumentar o “engajamento” do usuário.
uma serie de reportagens baseadas em documentos internos do FB https://www.wsj.com/articles/the-facebook-files-11631713039 em particular este https://www.wsj.com/podcasts/the-journal/the-facebook-files-part-4-the-outrage-algorithm/e619fbb7-43b0-485b-877f-18a98ffa773f?mod=article_inline sobre outrage (ultraje)
sobre apresentação crescente de conteúdos radicais https://www.nbcnews.com/tech/tech-news/facebook-knew-radicalized-users-rcna3581
radicalização do autoplay do Youtube https://www.nytimes.com/2019/08/11/world/americas/youtube-brazil.html e https://firstmonday.org/ojs/index.php/fm/article/view/10419/9404
Além da radicalização há o efeito negativo do Instagram e outros em adolescentes. Por exemplo https://www.apa.org/monitor/2022/03/feature-minimize-instagram-effects
as pessoas aprendem com o número de likes, e com o comportamento dos algoritmos como modificar seus posts
youtube burnout (2018) https://www.theverge.com/2018/9/21/17879652/youtube-creator-youtuber-burnout-problem
Engenheiros do Caos https://grupoautentica.com.br/vestigio/livros/os-engenheiros-do-caos/1799
minha perspectiva: lideres de direita geram uma quantidade enorme de afirmações (falsas - fake news) e aprendem quais pegam mais. “sem medo de errar”
pré eleição
pós eleição