Livro https://en.wikipedia.org/wiki/Surveillance_capitalism 2018
Google começou a guardar suas escolhas em busca para melhorar a ordenação das respostas (personalizado?)
Google e Facebook como principais, Amazon também(?), Microsoft e Apple (?)
o livro é longo e se propõe a definir um novo tipo de capitalismo
https://www.youtube.com/watch?v=Vo6K-bPh39M Apresentação curta da autora
ao que parece, coleta de qq comportamento online
coletas ilegais: google street, android e youtube(?)
pedir desculpas em vez de pedir permissão
Eu acho que os capítulos mais importantes são o Cap 10 e a conclusão
https://www.theguardian.com/books/2019/feb/02/age-of-surveillance-capitalism-shoshana-zuboff-review guardian ok
https://thebaffler.com/latest/capitalisms-new-clothes-morozov super longo (e critico)
https://youtu.be/-xh8fgEntYo?t=2596 Some more news - home cameras
https://www.youtube.com/watch?v=wqn3gR1WTcA John Oliver - data brokers
eu não sei: quem compra essas informações coletadas?? Como elas são usadas?
(homem, 32 anos, hipertenso; se considera mais gordo e menos musculoso que deveria, em processo de romper com uma namorada de 7 meses, conservador, pouco religioso em tempo e dinheiro dedicado mas socialmente se diz religioso, calvinista devido a influencia do pai, trabalha em marketing, salario de 25K mês; procurando novo emprego; majoritariamente vegetariano; usuário 2/semana que anfetamina e derivados; preocupado com violência urbana e educação básica; gosta de filmes de ação com comedia, mãe já morta e pai vivo, …)
ou cada pessoa é um vetor de números onde cada dimensão não é interpretável?
ou cada pessoa é um vértice num grafo de outras pessoas que ela segue, e posts que ela aprovou, etc?
https://www.pnas.org/doi/pdf/10.1073/pnas.1418680112 Facebook knows you better than your spouse
conhece é prever os “big five” tracos de personalidade https://en.wikipedia.org/wiki/Big_Five_personality_traits
treinam um AI simples p/ pessoas paras as quais eles tem o Big-5 baseado nos “likes” (posts ou pessoas?)
verificam que o regressor prevê os big-5 de outras pessoas para os quais eles também tem o resultado
medem uma taxa de acerto.
usam a literatura para verificar a taxa de acerto de cônjuge, amigos, a própria pessoa e especialistas.
Michal Kosinski https://scholar.google.com/citations?user=01-XV0YAAAAJ&hl=en parece ser o mais importante pesquisador nisso.
Parece fazer diferença na aceitação de propaganda se ela é direcionada para os aspectos de extroversão e openness da pessoa https://www.pnas.org/doi/full/10.1073/pnas.1710966114 (de novo Kosinski).
propaganda eficiente/direcionada é controle de comportamento?
economia da atenção
controle de emoções
controle político
mercado no Brasil https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2023/03/09/publicidade-movimentou-r-212-bi-no-brasil-em-2022-digital-cresce.htm
EUA https://www.statista.com/statistics/191926/us-ad-spending-by-medium-in-2009/
o sistema sabe que vc quer um tenis novo e apresenta uma propaganda da Nike
o sistema sabe (s.s.q) que vc tem um cachorro velho de pernas curtas e apresenta uma propaganda sobre rampas p/ cachorros https://www.npr.org/2022/03/17/1087425495/tech-giants-and-tiny-dogs
o s.s.q. voce mora em Campinas e apresenta propaganda sobre lojas em Campinas
o s.s.q eu gosto da cor vermelha e gera um propaganda de tênis com tons vermelhos.
o s.s.q eu quero um tênis e que acredito em tratamentos naturais para saúde, e ele gera uma propaganda de Nike que também “ajuda a balancear seus campos magnéticos e energéticos” - e isso é falso. Há proibições em apresentar propaganda falsa, mas se ela só aparece para mim, e some, como prova-lo?
o s.s.q eu estou com fome, e me apresenta um propaganda de uma lanchonete perto de onde eu estou. E se eu estiver fazendo regime?
o s.s.q. eu estou preocupado com mudanças climáticas e ele me apresenta uma propaganda do candidato X que diz que ele/ela também esta preocupado com mudanças climáticas. E que o candidato Y é a favor de mudanças climáticas.
o s.s.q. eu estou preocupado com mudanças climáticas e ele gera uma propaganda do candidato X que diz que ele/ela também esta preocupado com mudanças climáticas - e isso é falso.
o s.s.q eu acho o candidato X o menos pior, mas estou descontente em votar nela. O sistema me apresenta propaganda/noticias que o candidato X é ruim vs o sistema me apresenta propagandas que o candidato X é bom.
o s.s.q eu sou uma criança e apresenta uma propaganda de um brinquedo do meu super-herói favorito que parece indicar que o brinquedo se mexe sozinho.
o s.s.q eu sou um alcoólatra em recuperação e me apresenta uma propaganda de um bar perto de onde eu estou.
o s.s.q eu sou um comprador compulsivo e me apresenta propaganda de barganhas. o s.s.q eu compro varias coisas nos seguintes horários … e apresenta propaganda de barganhas.
“The loop” https://www.martinsfontespaulista.com.br/the-loop-981174/p argumenta que propaganda (com IA?) cada vez mais vai apelar para respostas automáticas/inconscientes da mente
outra ideia do livro é que não há “apoio a decisão”, há “transferência de decisão”
o “algoritmo” do Facebook, Instagram, Youtube, etc
campanhas de desinformação https://cset.georgetown.edu/staff/katerina-sedova/?utm_source=pocket_mylist
vamos deixar para uma próxima aula
toda economia da atenção esta voltada para incentivar algumas emoções (discutiremos isso em outra aula).
Experimento da facebook https://www.pnas.org/doi/full/10.1073/pnas.1320040111 (2014)
outro experimento da FB (mais benigno) https://www.nature.com/articles/nature11421 (2012)
O experimento de emoções criou muita discussão
do ponto de vista da FB o experimento é apenas mais um teste A/B que eles estão sempre fazendo
pode facebook e google modificar uma eleição? Cambridge Analytica https://en.wikipedia.org/wiki/Cambridge_Analytica
ao que parece voce so consegue induzir pessoas que fracamente preferem X a não ir votar.
e vc consegue a induzir pessoas que fracamente preferem X a ir votar em X
não esta claro o que o CA realmente conseguiu fazer - na minha opinião tanto jornalistas como a própria CA tem interesse em amplificar os efeitos da CA
outro exemplo de modificação politica sem IA https://www.npr.org/2019/05/24/726536757/episode-915-how-to-meddle-in-an-election