Pesquisa qualitativa

Jacques Wainer

Baseado nos capitulos 23 a 25 (parte V) deste livro

Um possivel jeito de entender o universo de pesquisas empiricas é dividi-lo em

O capitulo 23 do livro acima da uma visão mais elaborada de como pensar um pesquisa empirica.

A pesquisa quantitativa/experimentos foi vista numa aula anterior. Mas voltaremos a discutir parte dela nesta aula

Pesquisa qualitativa/observação sera discutida brevemente na aula de hoje

Questionários

Na aula de experimentos, simplesmente usamos O para indicar uma medição. Algumas vezes essa medições são “objetivas” como erros por linha de programa, tempo de execução da tarefa, etc. (em computação)

Algumas vezes essas medições envolvem um componente “subjetivo” dos sujeitos, como “facilidade de uso”, “usabilidade”, “satisfação”, “confiança” em computação, ou “qualidade de vida”, “dor,”ansiedade” , etc em outras áreas.

Questionários (survey) é a forma de medir esses aspectos subjetivos.

4 bons artigos (mas velhos) sobre questionários em computação.

Pesquisa qualitativa

desenho:

   X O

ou se voce tiver sorte

O  X  O 

onde O são observações e não medições.

Estudo de caso

Muito comum em Administração.

Verifica o que acontece numa organização/grupo (mas não individuos) quando um sistema (organizacional/ de grupo) é introduzido:

O importante, ou o mais comum, de uma pesquisa qualitativa é que o pesquisador não sabe o que ele vai observar, apenas que parece algo interessante.

O pesquisador deve estar pronto para mudar de direção e descobrir coisas “interessantes”

O principal problema é o pesquisador carregar o seu viés pela pesquisa. Como controlar o seu viés?

O pesquisador de pesquisa quantitativa mostra sua qualidade no desenho da pesquisa, e ele/ela não pode se desviar do plano.

O pesquisador qualitativo deve desviar do plano e deve mostrar como controlou seu proprio viés.

Distinguir entre analisar o passado (documentos, entrevistas, log) e observação direta (etnografia)

Pesquisa qualitativa tem menor validade externa que experimentos.