Pesquisa qualitativa
Baseado nos capitulos 23 a 25 (parte V) deste livro
Um possivel jeito de entender o universo de pesquisas empiricas é dividi-lo em
pesquisa quantitativa/experimentos
pesquisa qualitativa/observação
O capitulo 23 do livro acima da uma visão mais elaborada de como pensar um pesquisa empirica.
A pesquisa quantitativa/experimentos foi vista numa aula anterior. Mas voltaremos a discutir parte dela nesta aula
Pesquisa qualitativa/observação sera discutida brevemente na aula de hoje
Na aula de experimentos, simplesmente usamos O para indicar uma medição. Algumas vezes essa medições são “objetivas” como erros por linha de programa, tempo de execução da tarefa, etc. (em computação)
Algumas vezes essas medições envolvem um componente “subjetivo” dos sujeitos, como “facilidade de uso”, “usabilidade”, “satisfação”, “confiança” em computação, ou “qualidade de vida”, “dor,”ansiedade” , etc em outras áreas.
Questionários (survey) é a forma de medir esses aspectos subjetivos.
psicometria é a area que estuda e discute testes e questionários
serie de perguntas com respostas abertas ou fechadas (multipla escolha) sem a interação com o pesquisador - a ordem é sempre a mesma (diferente de uma entrevista)
perguntas fechadas são mais comum e mais facil de analisar
perguntas diretas e neutras.
respostas balanceadas. Ex: escala de Likert
perguntas são afirmações
respostas: concordo fortemente, concordo fracamente, neutro, discordo fracamente, discordo fortemente
questionários podem ser complicados pois há vários critérios desejados.
validade de conteúdo: ele captura todos os aspectos que voce esta interessado? Usabilidade? Qualidade de vida?
validade de critério: ele esta correlacionado com outros questionários que cobrem a mesma área
confiabilidade: Se o usuário fizer o questionário de novo ele responderá da mesma forma (teste-reteste)? Ele responde igual à mesma pergunta formulada de forma diferente?
Já há questionários validados para aspectos de interface http://edutechwiki.unige.ch/en/Usability_and_user_experience_surveys
uma aula de questionários em eng de software em portugues https://www.youtube.com/watch?v=aVFQSuXCHbg e um artigo https://dl.acm.org/doi/10.1145/2961111.2962619
4 bons artigos (mas velhos) sobre questionários em computação.
desenho:
X O
ou se voce tiver sorte
O X O
onde O são observações e não medições.
Muito comum em Administração.
Verifica o que acontece numa organização/grupo (mas não individuos) quando um sistema (organizacional/ de grupo) é introduzido:
verifica documentos
obtém dados “empíricos” (logs, etc)
faz entrevistas
O importante, ou o mais comum, de uma pesquisa qualitativa é que o pesquisador não sabe o que ele vai observar, apenas que parece algo interessante.
O pesquisador deve estar pronto para mudar de direção e descobrir coisas “interessantes”
O principal problema é o pesquisador carregar o seu viés pela pesquisa. Como controlar o seu viés?
2o pesquisador (talvez não diretamente observando)
2 fontes para cada dado (triangularização)
cadernos de anotação
O pesquisador de pesquisa quantitativa mostra sua qualidade no desenho da pesquisa, e ele/ela não pode se desviar do plano.
O pesquisador qualitativo deve desviar do plano e deve mostrar como controlou seu proprio viés.
Distinguir entre analisar o passado (documentos, entrevistas, log) e observação direta (etnografia)
Pesquisa qualitativa tem menor validade externa que experimentos.