Aula 15

Python online

Python Tutorial

Standard library

Exception

try:
   ----
   ---- AAA
   ----
except:
   ----
   ----

Um erro/exception em AAA interrompe o bloco e executa o except

exceptions

lista de exceptions predefinidas

user defined exceptions

outras versoes de try/except

Diferentes tratamentos para diferentes exceptions

try:
  ---
except TypeError:
  ---   
except (KeyError,IndexError):
  ---
except:
  ---

Nao usar except sem argumento

try: 
  ----
except Exception:
  ----

captura todas as exceptions menos control-C

Else e finally

try:
   ----
except Exception:
   ----
else:
   ---  so executa se nao houve exception
try:
   ----
except A:
   ----
finally:
   ---  sempre executa mesmo que tenha exceptions que nao foram pegas

finally sera discutido abaixo

outros

Como levantar uma exception: raise

Como definir sua propria exception

https://docs.python.org/3/tutorial/errors.html

Commando pass

try:
    ----
    ----
except  Exception as e:
    pass

truque p/ dicionários

try:
   dic[x]+=1
except:
   dic[x]=1

em vez de

if x in dic: 
   dic[x]+=1
else:
   dic[x]=1

pilha de execução

Exceções vão interrompendo a execução dos contextos (funções - pilha de execução) até que um except capture a exceção

def a():
   -- raise X

def b():
   ...
   a()
   ...
   
def c():
    ...
    b()
    ...
    
def d():
    try:
      c()
    except X:
      -- trata

a exceção gerada la dentro. Todos os contextos sao percorridos e removidos até chegar no d

O ambiente iterativo ou o ambiente em batch capturam todas as exceções que chegam neles - no ambiente em batch o programa é terminado. No iterativo só a pilha de execução é interrompida e a execução volta para o REPL

O finally (ate onde eu entendo)

def a()
    try:
        --- raise X
    finally:
        print(y)

o finally do a é executado antes de jogar a exceção para cima no contexto do a

Funções

def func(a,b,linha):
    ''' descricao 
       descricao'''
    ----
    ----
    ----
    return c

return

def f(x):
    ----
    return None

f(4)

default arguments

def askok(prompt, retries=4, reminder='Please try again!'):
  ----

prompt é obrigatório

Chamando a função

Parametros casados por posição:

ou por nome:

http://scikit-learn.org/stable/modules/generated/sklearn.svm.SVC.html

valores default

Cuidado: o default só é avaliado uma vez (quando a função é carregada??)

def f(a, L=[]):
    L.append(a)
    return L

print(f(1))
print(f(10))
print(f(30))

numero qq de argumentos

def somatoria(*lista):
    soma=0.0
    for x in lista:
       soma+=x
    return soma

todos os valores passados são coletados na lista

ha também a possibilidade de passar numero qq de argumentos por nome (a=3,b="string", velocidade=9.7) que sao coletados num dicionário (notação **var)

def somatoria(**dic):
    if "b" in dic and len(dic["b"]) > 10 :
    ---
    ---

Variaveis locais e globais

Não há declaracao de variáveis entao vc não sabe só vendo se uma variavel é local ou global

Uma variavel é em principio local se a função atribui um valor a ela

x=0
y=10

def f():
  x=100
  print(x+1)
  print(y+1)

f()
print(x)

x é local na funçao, y é global

Onde voce atribui o valor à variavel não é importante

x=0
y=10

def f():
  print(x+1)
  print(y+1)
  if False: 
     x=100   # nunca é executado!

f()
Traceback (most recent call last):
  File "<stdin>", line 1, in <module>
  File "<stdin>", line 4, in f
UnboundLocalError: local variable 'x' referenced before assignment

no caso acima, x é local por causa da atribuição que nunca é executada.

ATENCAO: Modificar uma variavel mutavel não é atribuir um valor a ela e não torna ela local

l={'a':1,'b':2,'c':3}
def ff():
  l['x']=44  # l é global


ff()
print(l)

global

a declaraçao global indica que a variavel sera global

x=0
def f():
  global x
  x=100
  print(x+1)
  print(y+1)


f()
x

Funcoes internas a outras funções

def fora(x):
   ---- 
   def dentro(y):
      ---
      z = x+y
      return z
   ---

x é local a fora mas é global para dentro O mais correto é dizer que x é não-local para dentro

nonlocal

def fora(x):
   z=10
   def dentro(y):
      z = x+y

z é local a dentro

z=100
def fora(x):
    z=10
    def dentro(y):
      nonlocal z
      z = x+y
    
    dentro(10)
    print("z fora = ",z)
    
fora(0)

z é o z de fora (mas z não é global).

z=100
def fora(x):
   z=10
   def dentro(y):
      global z
      z = x+y
   
   dentro(10) 
   print("z fora = ",z)

fora(0)

funções que retornam funções

def gg():

    def aux(l):
      l.reverse()
      return l

    return aux

a = gg()
a([1,2,3])

closures

def gera():
   x=0

   def aux():
     nonlocal x
     x +=1
     print(x)

   return aux

a = gera()

a()
a()
x

x é uma variavel local de gera e não local de aux mas que se mantem viva por todo o programa

OO in Python

class

class Pessoa:
   def setidade(self,x):
       if x >0 :
         self.idade=x

   def getidade(self):
        return self.idade

Só dá para definir os métodos. (Normalmente) não há a definição de atributos/campos/variavies

Há sempre o parâmetro self para os metodos, que indicam o objeto sobre o qual o método esta sendo executado. Ate onde eu sei vc pode usar qq nome para o primeiro argumento, mas eu so vi self sendo usado.

objetos

Atribuos/campos/variaveis dos objetos são sempre visiveis e modificaveis!! Nao ha atributos privados

x=Pessoa()

x.setidade(12)
x.getidade()

x.idade

x.idade=99

x.nome="jose"

Usualmente indica-se um atributo privado usando dois underscores no inicio e no fim (regra para programadores, não para o ambiente de execução) __nome__

Construtor

Pessoa() cria um objeto, se existe isso chama o construtor __init__

class Pessoa:
   def __init__(self,idade,nome):
      if idade>0:
         self.idade=idade
      self.nome=nome

x = Pessoa(-45,"jose")

Herança

class Aluno(Pessoa):
   pass

a=Aluno()
isinstance(a,Aluno)
isinstance(a,Pessoa)

atributos de classe

class Pessoa:
   npernas=2

x=Pessoa()
y=Pessoa()

x.npernas
x.npernas=9
x.npernas
y.npernas
Pessoa.npernas
Pessoa.npernas=10
y.npernas
x.npernas

OO in python?

Usualmente não se cria um monte de objetos.

Usualmente objetos são uma interface para as bibliotecas

http://scikit-learn.org/stable/modules/generated/sklearn.svm.SVC.html

Python object model

https://docs.python.org/3/reference/datamodel.html

operator overloading; definir diferentes ações para o mesmo operador

x[i] acesso em listas e dicionários