Breakthrough é um jogo de estratégia que possui algumas similaridades com xadrez e damas, porém as estratégias são completamente diferentes. O jogo consiste de dois jogadores (peças brancas e pretas), e um tabuleiro disposto da seguinte forma.
O tabuleiro acima possui 8 linhas e 8 colunas. Entretanto, o número de linhas e colunas poderá variar livremente no intervalo de 4 a 12.
Para identificar uma posição no tabuleiro usaremos o padrão (linha,coluna). A posição (1,1) será sempre a que está no canto inferior esquerdo das brancas e as outras posições serão numeradas a partir dela.
O breakthrough possui apenas um tipo de peça que pode se mover um quadrado para frente ou para a diagonal, mas sempre em direção ao campo adversário. Uma peça jamais pode retroceder ou se movimentar para outra posição na mesma linha.
Uma peça pode mover-se para uma posição ocupada pelo adversário se, e somente se, a posição do adversário está diagonalmente a um quadrado de distância. Neste caso, a peça do oponente será removida do tabuleiro (capturada) e o jogador ocupará a casa com a sua peça. A figura a seguir ilustra os dois conceitos.
A peça que está em (4,2) pode mover para as casas (5,1), (5,2) e (5,3), que estão marcadas com um “x”. A peça que está em (4,6) pode capturar as peças pretas que estão em (5,5) e (5,7).
Vale ressaltar que a captura não é obrigatória e não pode ser efetuada em cadeia como no jogo de damas.
O jogo acaba quando um dos jogadores consegue colocar uma peça na sua última linha. Ou seja, o objetivo das brancas é colocar uma peça na linha n, onde n é o número de linhas, e o objetivo das pretas é colocar uma peça na linha 1.
Quando um dos jogadores não possuir mais nenhuma peça no tabuleiro será considerado perdedor, pois não poderá mais atingir o objetivo do jogo e não conseguirá evitar que o adversário o atinja.
Um ponto que deve ser observado é que o jogo nunca terminará empatado, pois uma peça nunca pode retroceder e é sempre possível encontrar pelo menos uma diagonal para onde possa se movimentar ou capturar.
Para aprender melhor sobre o jogo foi desenvolvido um tabuleiro interativo desenvolvido em flash.
Cada aluno será reponsável pela implementação de um jogador de breaktrough. A competição dar-se-á da seguinte forma. Escolhe-se aleatoriamente uma configuração inicial para o tabuleiro de todas as partidas da competição. Depois, para cada par de alunos, serão realizadas duas partidas:
Haverá ainda uma partida extra para cada aluno, onde ele conduzirá as peças brancas e as pretas.
A configuração inicial do tabuleiro seguirá a seguinte idéia:
Alguns conceitos são necessários para entender a pontuação no campeonato.
A pontuação no campeonato será calculada da forma mostra a seguir.
As notas finais de cada projeto de implementação serão calculadas através da média de todos os campeonatos realizados durante 8 dias consecutivos (veja página inicial da disciplina para detalhes sobre as datas dos campeonatos).
O cálculo da média será efetuado da seguinte forma:
Para submeter ou acompanhar os resultados dos campeonato, acesse o site do campeonato oficial.