Em comemoração ao bicentenário da primeira missão tripulada à Lua, a recém inaugurada plataforma espacial Maracanã II, localizada na órbita de Marte, sediará o primeiro campeonato de Space Football. O esporte substituiu o futebol (e o futebol americano) que foram banidos da Terra no final do século XXI.
O Space Football é disputado por dois times de robôs gigantes, de armaduras azuis e vermelhas (em homenagem aos planetas que disputaram a primeira partida oficial do esporte). Cada robô ocupa uma posição de um campo de batalha quadriculado, formado por n+2 linhas (numeradas de 0 a n+1) e m colunas (numeradas de 1 a m). Cada time possui inicialmente entre m e 2 × m robôs (mesmo número de robôs para cada time).
As posições do campo de batalha são identificadas usando o formato (linha, coluna). Cada time numera as posições do campo de batalha a partir da posição (0,1) que corresponde ao canto inferior esquerdo.
Uma bola é colocada numa posição próxima ao centro do campo. A primeira e a última linha do campo (numeradas como 0 e n+1, respectivamente) representam as áreas de gol (equivalente as end zones, do extinto futebol americano).
Vence o jogo o time que conseguir carregar a bola até a área de gol do jogador adversário (goal victory) ou conseguir matar todos os robôs adversários (destruction victory).
Os times se revezam na realização de jogadas, sendo que cada time realiza uma única jogada de cada vez. Uma jogada pode ser um movimento, um ataque ou um passe.
Um robô pode se movimentar para uma posição livre (sem robôs) à sua frente ou para as diagonais, mas sempre em direção ao gol adversário. Um robô jamais retrocede ou se movimenta para os lados.
Um robô ao ocupar a posição onde se encontra a bola, pega a bola e carrega-a consigo, a menos que seja destruído por um robô adversário ou decida passar a bola para outro robô.
Um robô, que não está carregando a bola, pode destruir (e remover do campo de batalha) um robô adversário que esteja em uma das diagonais a sua frente (a uma posição de distância), ocupando assim a posição onde o robô adversário estava.
O robô que carrega a bola pode se movimentar normalmente, mas não pode atacar nenhum robô adversário.
O robô que carrega a bola pode passar a bola para outro robô que esteja localizado em qualquer posição à sua frente (inclusive nas diagonais), a uma posição de distância.
Caso um robô passe a bola para um robô adversário, o robô que carregava a bola será destruído (e removido do campo de batalha).
Caso um robô alcance a área de gol do jogador adversário, mas não esteja de posse da bola, ele será destruído e removido de campo.
As figuras abaixo ilustram as regras básicas de movimentação, ataque e passe.
Para ajudar o melhor entendimento sobre as regras do jogo, foi desenvolvido um Campo de Batalha Interativo, desenvolvido em Flash.
Cada aluno será reponsável pela implementação de um jogador de Space Football. A competição dar-se-á da seguinte forma. Escolhe-se aleatoriamente uma configuração inicial para o tabuleiro de todas as partidas da competição. Depois, para cada par de alunos, serão realizadas duas partidas:
Haverá ainda uma partida extra para cada aluno, onde ele conduzirá o time azul e o time vermelho.
A configuração inicial do campo de batalha seguirá as seguintes regras:
Ou seja, bola e robôs serão sorteados conforme o seguinte quadro:
Linhas (n) | Robôs Azuis | Bola | Robôs Vermelhos |
5 | 1 a 2 | 3 | 4 a 5 |
6 | 1 a 2 | 3 a 4 | 5 a 6 |
7 | 1 a 3 | 4 | 5 a 7 |
8 | 1 a 3 | 4 a 5 | 6 a 8 |
9 | 1 a 4 | 5 | 6 a 9 |
10 | 1 a 4 | 5 a 6 | 7 a 10 |
Alguns conceitos são necessários para entender a pontuação no campeonato.
A pontuação no campeonato será calculada da forma mostrada a seguir.
As notas finais de cada projeto de implementação serão calculadas através da média de todos os campeonatos realizados durante 8 dias consecutivos (veja página inicial da disciplina para detalhes sobre as datas dos campeonatos).
O cálculo da média será efetuado da seguinte forma:
Para submeter um jogador ou acompanhar os resultados dos campeonatos, vá para Marte.