Terças e quintas, das 16h às 18h, na sala 351 do IC-3.5.
Observações:
![]() |
An Introduction to Bioinformatics Algorithms. Neil C. Jones & Pavel A. Pevzner. The MIT Press (2004). |
![]() |
Introduction to Computational Molecular Biology. João Carlos Setubal & João Meidanis. PWS Publishing (1997). |
![]() |
Computational Molecular Biology: An Algorithmic Approach. Pavel A. Pevzner. The MIT Press (2000). |
![]() |
Algorithms on Strings, Trees and Sequences: Computer Science and Computational Biology. Dan Gusfield. Cambridge University Press (1997). |
![]() |
Introduction to Computational Biology: Maps, Sequences and Genomes. Michael S. Waterman. Chapman & Hall/CRC (1995). |
![]() |
Knowledge Discovery in Bioinformatics: Techniques, Methods, and Applications. Xiaohua Hu & Yi Pan. Wiley-Interscience (2007). |
![]() |
Introduction to Algorithms (Third Edition). Thomas Cormen, Charles Leiserson, Ronald Rivest & Clifford Stein. McGraw-Hill (2009). |
![]() |
Introduction to Algorithms (Second Edition). Thomas Cormen, Charles Leiserson, Ronald Rivest & Clifford Stein. McGraw-Hill (2003). |
![]() |
Algoritmos - Teoria e Prática. Thomas Cormen, Charles Leiserson, Ronald Rivest & Clifford Stein. Editora Campus (2002). |
![]() |
Introduction to Algorithms: A Creative Approach. Udi Manber. Addison Wesley (1989). |
Listas de exercícios serão sugeridas ao longo do semestre. Além de servir para fixação do material apresentado em sala de aula, o conteúdo dos exercícios é considerado parte integrante do material visto e será assumido como parte da matéria coberta. Como as listas não farão parte da avaliação, suas soluções não serão coletadas. Os alunos são encorajados a resolver todos os exercícios individualmente e, só posteriormente, realizar discussão em grupo. Dificuldades encontradas nos exercícios podem ser discutidas nos horários de atendimentos.
A avaliação será baseada nas notas de duas provas e de um trabalho, denotados, respectivamente, por P1, P2 e T.
O enunciado do trabalho será divulgado com, no mínimo, um mês de antecedência em relação a data de entrega do mesmo.
A média do semestre M será calculada pela fórmula:
No caso de alunos de pós-graduação, o conceito final será atribuído da seguinte forma:
No caso de alunos de alunos de graduação, será aplicada a seguinte regra:
Observações:
Consulte as notas aqui.
O trabalho deverá ser realizado em grupos de 3 alunos.
Cada grupo deverá indicar por email até o dia 02 de novembro de 2018, a lista de alunos que farão parte de cada grupo e o tema do trabalho que será realizado (relacionado a qualquer tópico estudado durante a disciplina).
O trabalho deverá ser apresentado em forma de artigo, no formato LNCS, com no máximo 12 páginas. A entrega deverá ser feita por email, até o dia 02 de dezembro de 2018, com o envio da descrição das atividades realizadas por cada membro do grupo e do PDF do artigo em si. Adicionalmente, todos os códigos fontes (tanto do relatório quanto dos programas implementados), além dos casos de testes gerados e usados nas análises, devem ser entregues num arquivo ZIP a parte, com instruções de como executá-los.
Os trabalhos serão avaliados considerando a qualidade do artigo, tanto em termos da escrita, quanto dos resultados apresentados. As notas levarão em conta o número e o nível (graduação ou pós-graduação) dos integrantes dos grupos, assim como será feita uma análise comparativa entre os trabalhos entregues.
Os horários de atendimento podem ser utilizados para sanar dúvidas sobre o trabalho (escolha do tema, discussão de métodos, acompanhamento dos resultados parciais, etc).
Observações: