MC102 |
INTRODUÇÃO |
Para a parte prática do curso de mc102, a linguagem ensinada é o Pascal. A partir de agora, as notas de aula se destinarão ao aprendizado desta linguagem. Todos os programas apresentados aqui funcionam corretamente se compilados usando o free Pascal.
ESTRUTURA DE UM PROGRAMA |
A estrutura de um programa pascal é a seguinte:
PROGRAM nome; {declarações} BEGIN {comandos} END. |
"PROGRAM nome" dá um nome ao programa, enquanto que "BEGIN" avisa o computador onde começa o programa e "END" onde termina.
A parte de "{declarações}" será vista mais tarde. Já "{comandos}" deve conter os comandos a serem executados no programa (vistos a seguir). No caso acima, como não há nenhum comando no corpo do programa (espaço entre o BEGIN e o END), nosso programa não executa nada.
COMENTÁRIOS |
Comentários são observações que o programador faz no código do programa para poder entendê-lo melhor mais tarde, ou permitir que outros possam entender mais facilmente o programa. É parte da documentação do programa.
Em Pascal há 2 formas de escrevermos comentários:
Uma observação importante sobre comentários é que você não precisa "casar" os { ou (*. O computador, ao encontrar um { ou (* ignora o que vem após até encontrar um } ou *) (se você abriu com (*, ele ignora até encontrar um *) e se abriu com { até encontrar um }).
Assim, {{{{comentário} está certo, enquanto que {{com}} está errado, pois o primeiro } é suficiente para terminar o comentário, e o segundo será visto como erro.
SAÍDA |
A saída de dados padrão é a tela do computador. Então, agora vamos ver como escrever mensagens na tela da máquina.
Para escrever algo na tela usamos o comando "write" ou "writeln".
write escreve a mensagem pura e simplesmente, enquanto que writeln escreve a mensagem e pula para a linha de baixo.
Considere, então o seguinte programa:
PROGRAM escreve; BEGIN write('alô'); write('você'); END. |
Sua saída será:
alôvocê |
Notou a falta do espaço? Poi é, ele precisa ser explicitamente incluído:
PROGRAM escreve; BEGIN write('alô '); write('você'); END. |
Sua saída será:
alô você |
Agora, qual a diferença entre write e writeln? Vejamos o mesmo programa com writeln:
PROGRAM escreve; BEGIN writeln('alô '); writeln('você'); END. |
Sua saída será:
alô você |
Notou? um em cada linha. O comando writeln pode também ser usado para incluir uma quebra de linha, assim:
PROGRAM escreve; BEGIN write('alô '); writeln; write('você'); END. |
Gera:
alô você |
E:
PROGRAM escreve; BEGIN writeln('alô '); writeln; write('você'); END. |
Gera:
alô você |
Podemos também combinar os comandos:
PROGRAM escreve; BEGIN write('alô '); writeln('você'); write('aí!'); END. |
E teremos:
alô você aí! |
Uma consideração final: e se quisermos imprimir a aspa simples (')? Como vimos, ela é parte integrante do write e writeln.
Para imprimir uma aspa simples precisamos usar duas aspas simples. Assim:
PROGRAM escreve; BEGIN write(''''); END. |
Escreverá na tela:
' |
Ou seja:
PROGRAM escreve; BEGIN write('copo d''água'); END. |
Escreverá na tela:
copo d'água |