MC102
Algoritmos e Programação de Computadores
Parte II



Norton Trevisan Roman




INTRODUÇÃO

Para a parte prática do curso de mc102, a linguagem ensinada é o Pascal. A partir de agora, as notas de aula se destinarão ao aprendizado desta linguagem. Todos os programas apresentados aqui funcionam corretamente se compilados usando o free Pascal.



ESTRUTURA DE UM PROGRAMA

A estrutura de um programa pascal é a seguinte:

          PROGRAM nome;
            {declarações}
          BEGIN
            {comandos}
          END.
        

"PROGRAM nome" dá um nome ao programa, enquanto que "BEGIN" avisa o computador onde começa o programa e "END" onde termina.

A parte de "{declarações}" será vista mais tarde. Já "{comandos}" deve conter os comandos a serem executados no programa (vistos a seguir). No caso acima, como não há nenhum comando no corpo do programa (espaço entre o BEGIN e o END), nosso programa não executa nada.


COMENTÁRIOS

Comentários são observações que o programador faz no código do programa para poder entendê-lo melhor mais tarde, ou permitir que outros possam entender mais facilmente o programa. É parte da documentação do programa.

Em Pascal há 2 formas de escrevermos comentários:

Entre (* e *)
Entre { e }

Assim, as palavras "declarações" e "comandos" no código acima são comentários.

Uma observação importante sobre comentários é que você não precisa "casar" os { ou (*. O computador, ao encontrar um { ou (* ignora o que vem após até encontrar um } ou *) (se você abriu com (*, ele ignora até encontrar um *) e se abriu com { até encontrar um }).

Assim, {{{{comentário} está certo, enquanto que {{com}} está errado, pois o primeiro } é suficiente para terminar o comentário, e o segundo será visto como erro.


SAÍDA

A saída de dados padrão é a tela do computador. Então, agora vamos ver como escrever mensagens na tela da máquina.

Para escrever algo na tela usamos o comando "write" ou "writeln".
write escreve a mensagem pura e simplesmente, enquanto que writeln escreve a mensagem e pula para a linha de baixo.

Considere, então o seguinte programa:

          PROGRAM escreve;
          BEGIN
            write('alô');
            write('você');
          END.
        

Sua saída será:

          alôvocê
        

Notou a falta do espaço? Poi é, ele precisa ser explicitamente incluído:

          PROGRAM escreve;
          BEGIN
            write('alô ');
            write('você');
          END.
        

Sua saída será:

          alô você
        

Agora, qual a diferença entre write e writeln? Vejamos o mesmo programa com writeln:

          PROGRAM escreve;
          BEGIN
            writeln('alô ');
            writeln('você');
          END.
        

Sua saída será:

          alô
          você
        

Notou? um em cada linha. O comando writeln pode também ser usado para incluir uma quebra de linha, assim:

          PROGRAM escreve;
          BEGIN
            write('alô ');
            writeln;
            write('você');
          END.
        

Gera:

          alô
          você
        

E:

          PROGRAM escreve;
          BEGIN
            writeln('alô ');
            writeln;
            write('você');
          END.
        

Gera:

          alô

          você
        

Podemos também combinar os comandos:

          PROGRAM escreve;
          BEGIN
            write('alô ');
            writeln('você');
            write('aí!');
          END.
        

E teremos:

          alô você
          aí!
        

Uma consideração final: e se quisermos imprimir a aspa simples (')? Como vimos, ela é parte integrante do write e writeln.
Para imprimir uma aspa simples precisamos usar duas aspas simples. Assim:

          PROGRAM escreve;
          BEGIN
            write('''');
          END.
        

Escreverá na tela:

          '
        

Ou seja:

          PROGRAM escreve;
          BEGIN
            write('copo d''água');
          END.
        

Escreverá na tela:

          copo d'água
        





‹— Parte IPágina da disciplinaParte III —›