Terra Indígena Truká

Sociodiversidade

1

Povos
População

5899

habitam a TI
Área Oficial

6K

ha.
Cobertura Vegetal

1

Tipos existentes na TI
Projetos

5

na TI
Notícias

91

notícias sobre esta TI
Categoria 
Terra Indígena (TI)
Situação Jurídica Atual 
DECLARADA.
Jurisdição Legal
Outros
Região "Povos Indígenas no Brasil"  
Nordeste
Unidade da Federação
PE
Área oficial
5.769 ha.
Área ISA  
4.336 ha.
Presença de isolados  
Não
Faixa de fronteira
Não

Os dados reunidos aqui resultam de um longo trabalho de pesquisa sobre os povos indígenas no Brasil, iniciado na década de 1970 pelo Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI). O Instituto Socioambiental (ISA) herdou toda a pesquisa e, desde 1994, tem dado continuidade ao trabalho com o tema “Povos Indígenas no Brasil”, cuja produção envolve publicações e sites.

A construção desse conjunto de informações conta com a colaboração de diferentes instituições e pessoas (antropólogos, linguistas, jornalistas, indigenistas, missionários, fotógrafos etc.), que trabalham em parceria com os povos indígenas.

Todas as informações apresentadas podem ser acessadas no site Povos Indígenas no Brasil.

Povos e Línguas

Quais são os povos indígenas e as línguas faladas nesta Terra Indígena?

Segundo dados recentes 5.899 pessoas vivem nesta TI. Para conhecer melhor o povo citado no quadro abaixo, clique sobre o nome da etnia e navegue no site Povos Indígenas no Brasil.

Povo Família Linguística Língua População no Brasil
Truká 3.078
Saiba Mais

Ainda que vistos como semelhantes por grande parte das pessoas, os povos indígenas apresentam grandes diferenças quanto a suas culturas, suas línguas, seus modos de se relacionar com o ambiente e suas formas de organização social e política. Conheça mais sobre os povos indígenas e seus modos de vida.

Existem mais de 180 línguas e dialetos indígenas falados no Brasil, que fazem parte do acervo de mais de seis mil línguas faladas hoje no mundo. Contudo, antes da chegada dos colonizadores portugueses no território que viria a se chamar Brasil, havia cerca de mil línguas diferentes.

Conhecer o extenso repertório de línguas indígenas no Brasil tem sido um desafio para os linguistas, assim como mantê-lo vivo e atuante tem sido o objetivo de muitos projetos de educação escolar indígena.

Saiba mais sobre as línguas indígenas.
 


Demografia

As informações compiladas neste tema são produto de um levantamento feito a partir de fontes diversas, uma espécie de panorama sobre a dinâmica populacional nas Terras Indígenas (TIs) no Brasil.

Entre as principais fontes deste levantamento estão os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) e as Coordenações Regionais e Coordenações Técnicas Locais da Funai; além de uma rede de colaboradores que trabalham diretamente com os povos, como antropólogos, linguistas, indigenistas, entre outros. Inúmeras dificuldades se impõem à produção de um censo das populações indígenas no Brasil.

Algumas dessas dificuldades estão espelhadas na representação de uma curva populacional acentuada, no gráfico Dados Demográficos na TI. Além da diversidade de fontes e da falta de regularidade na coleta dos dados, o “quebra-cabeça” da demografia ainda conta com dinâmicas populacionais específicas, como fissões e migrações, e com os processos de retomada de identidades indígenas por parte de grupos, mais conhecidos como “emergentes” ou “ressurgentes”.

Saiba mais

Conheça melhor a trajetória de populações que passaram a reivindicar pública e oficialmente sua condição de indígenas no Brasil. Estes processos sociais são também conhecidos como etnogêneses indígenas e ganharam força no Brasil a partir da década de 1970.

População na Terra Indígena Ano Fonte
5.899 2010 Funasa
4.169 2006 Funasa
1.333 1999 Funasa
909 1990 IBGE
Saiba mais

Entenda as dificuldades do estudo da demografia das sociedades indígenas. Neste texto a antropóloga e demógrafa Marta Azevedo analisa os problemas e as perspectivas para o aprimoramento das fontes de dados demográficos sobre as populações indígenas no Brasil.

Marta Azevedo escreve sobre a recuperação demográfica dos povos indígenas e os impactos do contato sobre essas populações no Brasil. Quantos eram? Quantos são?

O Monitoramento de Terras Indígenas no Brasil teve início em 1983. Trata-se de um trabalho cotidiano de compilação, catalogação e sistematização de um amplo conjunto de dados referentes às Terras Indígenas (TIs) no Brasil em um sistema de informação georreferenciado. As informações relacionadas ao estatuto jurídico das TIs são coletadas diariamente no Diário Oficial da União (DOU). (Veja mais informações em Quem Somos).

De acordo com a Constituição Federal de 1988, as Terras Indígenas são “territórios de ocupação tradicional”, são bens da União, sendo reconhecidos aos índios a posse permanente e o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes. As TIs a serem regularizadas pelo Poder Público devem ser: 1) habitadas de forma permanente; 2) importantes para suas atividades produtivas; 3) imprescindíveis à preservação dos recursos necessários ao seu bem-estar; e 4) necessárias à sua reprodução física e cultural.

O Decreto 1775/1996, do Ministério da Justiça, estabelece que o processo de demarcação de Terras Indígenas deve ser conduzido pelo Poder Executivo, no âmbito do órgão indigenista oficial, a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Esse processo é constituído de diversas fases:

1.  Estudos de identificação
2.  Aprovação da Funai
3.  Contestações
4.  Declaração dos limites da Terra Indígena
5.  Demarcação física
6.  Homologação
7.  Registro

Conheça a etapa do processo de reconhecimento oficial em que esta Terra Indígena se encontra.

Em Identificação Com restrição de uso a não índios Identificada Declarada Reservada Homologada Registrada no CRI e/ou SPU
-- -- -- -- -- --

Atos normativos incidentes

Documento Etapa Número Data Publicação
Portaria INTERDITADA. PP/826 29/08/1990 31/08/1990
Despacho IDENTIFICADA. ENCAMINHADA AO MJ. 11 09/06/1993 17/06/1993
Portaria DECLARADA. 315 17/08/1993 18/08/1993
Decreto HOMOLOGADA. REG CRI E SPU. s/n 05/01/1996 08/01/1996
Portaria HOMOLOGADA. EM REVISÃO. -- 03/09/1996 03/09/1996
Portaria HOMOLOGADA. EM REVISÃO. 939 14/10/1998 15/10/1998
Portaria HOMOLOGADA. EM REVISÃO. 65 27/01/1999 29/01/1999
Portaria HOMOLOGADA. EM REVISÃO. 1.143 16/12/1999 16/12/1999
Portaria HOMOLOGADA. EM REVISÃO. 562 28/06/2000 29/06/2000
Despacho IDENTIFICADA/APROVADA/FUNAI. SUJEITA A CONTESTAC. -- 30/01/2001 02/02/2001
Portaria DECLARADA. 26 15/01/2002 28/01/2002
Resolução DECLARADA. 124 06/05/2002 16/05/2002
Portaria DECLARADA. 584 03/06/2002 03/06/2002
Portaria DECLARADA. 899 06/09/2002 09/09/2002
Portaria DECLARADA. 1598 17/12/2004 21/12/2004
Portaria DECLARADA. 624 16/07/2007 17/07/2007
Portaria DECLARADA. 146 21/02/2008 25/02/2008
Portaria DECLARADA. 1214 16/10/2008 17/10/2008
Portaria DECLARADA. 624 24/06/2009 26/06/2009
Portaria EM IDENTIFICAÇÃO. 1.647 03/06/1984
Portaria EM IDENTIFICAÇÃO. 876 21/10/1976
Saiba mais

Consulte a publicação Povos Indígenas e a Lei dos “Brancos”: o direito à diferença (2004) produzida pelo MEC e pela Unesco.

Leia o Relatório da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre os direitos indígenas no Brasil.

Você conhece a diversidade de ambientes habitados por povos indígenas no Brasil? E a importância das Terras Indígenas na conservação dos biomas, bacias e coberturas vegetais brasileiras?

Bioma(s)
Caatinga (100.00 %)
Saiba mais

Conheça o Mapa de Biomas do Brasil, elaborado pelo IBGE e o Ministério do Meio Ambiente (MMA)

Tipo(s) de Cobertura Vegetal
Savana Estépica (100.00 %)
Bacia(s)
Sao Francisco Sbm (100.00 %)

Este tema aborda tópicos aparentemente diferentes, mas que apresentam as consolidações mais recentes das políticas públicas voltadas aos povos indígenas. Essas políticas fazem parte do campo de ação de diferentes esferas do Estado e também contam com a parceria de agências de cooperação internacional e organizações não governamentais. O tema procura dar visibilidade à participação dos povos indígenas na gestão das políticas públicas por meio do mapeamento das organizações indígenas e dos projetos nos quais estão envolvidas.

Como está distribuída a presença do Estado por meio da Funai e da Sesai?

Fundação Nacional do Índio (Funai) Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai)
Coordenação Regional (CR)Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI)
Paulo Afonso (BA) abrangência Pernambuco (PE) abrangência
Saiba mais

Consulte o site Povos Indígenas no Brasil e conheça um pouco mais sobre o órgão indigenista oficial responsável pela promoção e proteção aos direitos dos povos indígenas de todo o território nacional .

Acesse também os sites da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai).


Além destas informações é possível ainda saber quais são os outros agentes na Terra Indígena.

Outros Agentes

Agente Tipo
Igreja Católica OUTROS

Organizações Indígenas

O Instituto Socioambiental (ISA) herdou do Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI) um grande cadastro de organizações indígenas e que posteriormente passou por diversas etapas de atualização.

Hoje, a pesquisa se dá, principalmente, por meio do vínculo das organizações com projetos específicos – seja como proponentes, executoras ou parceiras. Esse tipo de mapeamento não exclui a busca ativa de novas organizações; feita pela internet, por telefone ou ainda por correspondência. A busca por meio desses canais de comunicação tem limitações e por isso a colaboração de pessoas que trabalham diretamente com os povos é fundamental.

O sistema de informação conta com mais de 600 organizações cadastradas. Hoje não é possível dizer o número exato daquelas que se encontram em funcionamento, pois há uma enorme dificuldade de encontrar informações atualizadas sobre o seu status.

A criação das organizações indígenas está profundamente ligada à demanda de projetos; e sua continuidade, à capacidade de articulação dessas organizações ao lidar com as demandas do mundo burocrático e institucional no âmbito nacional e internacional. A mudança de nome dessas instituições é outro problema frequente, e que ocorre por diferentes motivos: mudança de diretoria, mudanças no Estatuto, aliança ou cisão entre grupos etc.

Problemas como a dificuldade em consolidar informações e em acompanhar a existência das organizações fizeram com que se optasse por apresentar as organizações em forma de lista, e sem a especificação de sua atividade ou inatividade.

Existe registro de 1 Organizações Indígenas na Terra Indígena

Nome Sigla
Saiba mais

As organizações indígenas vêm se constituindo como atores centrais no desenvolvimento sustentável da região amazônica. Leia o texto Organizações na Amazônia, sobre o processo de crescimento do número de organizações indígenas na Amazônia, escrito pelo antropólogo Bruce Albert (IRD/França).

Conheça um pouco mais sobre a política indígena, leia o texto Quem fala em nome dos índios? do antropólogo Beto Ricardo sócio-fundador do Instituto Socioambiental (ISA).

Cadastro e atualização de organizações indígenas

Desde 2010, as informações sobre as organizações indígenas podem ser cadastradas e atualizadas diretamente no site Povos Indígenas no Brasil do ISA. Se você é membro de alguma organização ou associação indígena, inclua ou atualize seus dados no formulário.

Projetos

As rotinas de monitoramento de projetos incluem a busca periódica de editais, convênios e contratos relacionados aos povos indígenas no Brasil e publicados em sites governamentais e não governamentais, assim como no Diário Oficial da União (DOU).

O contato direto com as organizações indígenas é outra forma de acrescer informações ao sistema de dados, que conta atualmente com mais de 1500 projetos cadastrados.

O principal critério para a seleção de tais projetos é que haja a participação de organizações indígenas como proponentes, executoras e/ou parceiras. Outro critério utilizado é a relação do projeto com um programa ou edital específico aos povos indígenas, ainda que não conte explicitamente com a participação de uma organização indígena.

Existem registros de 5 Projetos na Terra Indígena

NomeConvênioAno de InícioEnfoque
CRIAÇÃO DE GALNHA DE CAPOEIRA, ALTERNATIVA DE SUBSISTÊNCIA DAS MULHERES TRUKÁ CI 2273/2010-02 (PE) 2011 Ambiente
A DANÇA DE SÃO GONÇALO TRUKÁ PCI 128 (PE) 2011 Infraestrutura
CAPACITAÇÃO E ASSESSORIA TECNICA PARA SEIS POVOS INDIGENAS DE PERNAMBUCO APOIADOS PELA CARTEIRA DE PROJETOS FOME ZERO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL EM COMUNIDADES INDÍGENAS PRONATER (PE) 2007 Ambiente
Índios na visão dos índios BN (BA/PE) 2007 Cultura
Opara: o Rio São Francisco, fonte das tradições, espiritualidade e costumes do povo Truka PCI 151 (PE) 2007 Cultura

O monitoramento cotidiano do Diário Oficial da União e dos Diários Oficiais dos estados da Amazônia Legal (com exceção do Amapá, que não possui Diário Oficial disponível na internet) é feito pela equipe do Programa Monitoramento de Áreas Protegidas.

Esse trabalho possibilita o acompanhamento de novas Áreas Protegidas (APs) criadas e/ou reconhecidas, das alterações de limites das já existentes e da existência de sobreposição entre as APs.

A plotagem das mesmas é realizada a partir do memorial descritivo presente nos decretos de homologação (Terras Indígenas) e de criação (Unidades de Conservação), além da informação técnica que descreve os limites da AP por meio de coordenadas geográficas, das referências geográficas e dos limites administrativos.

A plotagem ocorre em base cartográfica 1:250.000 hectares (para as TIs e UCs na Amazônia Legal) e de 1:1.000.000 hectares, para o restante do país. O procedimento de plotagem de áreas protegidas consiste em relacionar as informações descritas com as informações identificadas na base cartográfica. Para as Áreas Protegidas na Amazônia Legal, a base empregada é a do SIVAM em 1:250.000. A base empregada para o resto do Brasil é a do ISA em 1:1.000.000.

Conheça as sobreposições entre a Terra Indígena e o(s) polígono(s) de Unidade(s) de Conservação.

Saiba quais são as principais pressões e ameaças à Terra Indígena (TI).

Conheça algumas das ameaças ao ambiente e à vida do(s) povo(s) indígena(s) nesta TI.

Focos de Calor

Área de abrangência do ponto: um foco indica a existência de fogo em um elemento de resolução da imagem (pixel), que varia de 1 km x 1 km até 5 km x 4 km. Neste pixel pode haver uma ou várias queimadas distintas, mas a indicação será de um único foco. Se uma queimada for muito extensa, será detectada em alguns pixeis vizinhos, ou seja, vários focos estarão associados a uma única grande queimada.

Violência

O monitoramento de ocorrências de violência em Terras Indígenas (TIs) é realizado por meio da busca contínua de informações em diferentes tipos de fontes, não acompanha o registro em Boletins de Ocorrência e nem pretende cotejar culpabilidades, apenas apresenta as alegações de violência publicadas nas fontes abaixo destacadas.

  • Jornais, notícias e outros periódicos cadastrados diariamente no sistema de notícias;

  • Relatórios, levantamentos, estudos e outros documentos produzidos por organizações governamentais e não governamentais. Destaca-se aqui o Relatório de Violência contra os Povos Indígenas, editado anualmente pelo CIMI (Conselho Indigenista Missionário);

  • Informações repassadas por pesquisadores de campo, lideranças indígenas, e por uma rede de colaboradores que trabalham diretamente com os povos indígenas.

Existem registros de 9 ocorrências de Violência na Terra Indígena

Uma das atividades diárias do Programa Monitoramento de Áreas Protegidas e do setor de Documentação do ISA consiste em indexar notícias relacionadas à temática indígena, às Terras Indígenas e às áreas de proteção. A busca dessas notícias é feita em fontes primárias, nacionais e regionais.

Atualmente, são monitoradas mais de 104 fontes semanalmente, sendo 27 dessas de acompanhamento diário. Além da indexação das notícias a Terras Indígenas específicas, são também relacionadas aquelas que abordam temas correlatos às populações indígenas no Brasil, como saúde, educação, demarcação de terras, direitos indígenas, política indígena, política indigenista oficial, dentre outros.

Existem hoje aproximadamente 90 mil notícias cadastradas no sistema, relacionadas a partir de 1945, das quais 42 mil somente sobre a questão indígena.

Aqui disponibilizamos apenas as notícias vinculadas a uma Terra Indígena específica. A integridade das notícias, com outras possibilidades de filtros, pode ser acessada no site Povos Indígenas no Brasil.

Notícias relacionadas a esta Terra Indígena

10/05/2010 - O que é mesmo "Estado de Direito"? Cimi - http://www.cimi.org.br/

26/01/2010 - Indígenas do Nordeste denunciam violências da Transposição na Europa Cimi - http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=4389&eid=341

19/01/2010 - Indígenas denunciam violências da Transposição do Rio São Francisco na Europa Cimi - http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=4380&eid=257

17/02/2009 - Povo Truká comemora conquista de seções eleitorais dentro da Terra Indígena FUNAI

02/02/2009 - OIT aguarda resposta do governo brasileiro sobre violações pela Transposição Cimi - http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=4411&eid=245

11/12/2008 - Cacique Truká, absolvido de processo em PE, receberá indenização por danos morais www.cimi.org.br

16/10/2008 - Indígenas de Pernambuco denunciam assassinatos, criminalização e ameaças contra lideranças Cimi - www.cimi.org.br

29/09/2008 - Líderes indígenas protestam contra assassinatos ocorridos em Pernambuco Cimi - www.cimi.org.br

24/09/2008 - O que tem gerado conflito é o agronegócio CB, Brasil, p. 12

01/09/2008 - Povo Truká: uma trajetória de lutas, lutos e libertação Cimi - www.cimi.org.br

27/08/2008 - Manifesto das organizações solidárias ao Povo Truká Cimi - www.cimi.org.br

26/08/2008 - Relator da ONU diz que governo adota uma atitude paternalista FSP, Brasil, p. A8

25/08/2008 - Índio candidato a vereador é assassinado em Pernambuco G1 - g1.globo.com

25/08/2008 - Índio é assassinado O Globo, O País, p. 9

24/08/2008 - Líder indígena Truká é assassinado em Pernambuco Cimi - www.cimi.org.br

06/08/2008 - Após incêndio, os Truká reconstroem retomada e seguem luta contra a Transposição Cimi - www.cimi.org.br

06/08/2008 - Corpo de assaltante de Lajes é identificado Diário de Natal - diariodenatal.dnonline.com.br

25/06/2008 - Impunidade: execução de indígenas Truká segue impune Cimi - www.cimi.org.br

25/05/2008 - Conflitos por posse de terra atingem 10 reservas indígenas FSP, Brasil, p. A8

27/04/2008 - Índios trucás reclamam da assistência O Globo, O País, p. 4

11/03/2008 - Índio acusado de duplo homicídio tem prisão revogada por excesso de prazo Midiacon News

10/03/2008 - Povos indígenas na Conferência de Sobradinho CIMI

07/02/2008 - Liderança do povo Truká denuncia agressões e abusos praticados por policiais CIMI

26/12/2007 - São Francisco se transforma no rio da discórdia com obras FSP, Brasil, p. A8

14/08/2007 - Índios Truká aprendem a fazer cinema DIÁRIO DE PERNAMBUCO

12/08/2007 - Resistência Indígena contra a Transposição sofre represália do Governo MST

09/08/2007 - EM MEIO A LUTA CONTA A TRANSPOSIÇÂO, CELPE CORTA ELETRICIDADE DA ILHA DO POVO TRUKÁ Conselho Indigenista Missionário

25/07/2007 - RETOMADA DO POVO TRUKÁ - EM BUSCA DA HOMOLOGAÇÃO CONTÍNUA Blog Antropozóide

19/07/2007 - Obra pode ter impasse junto a indígenas; ministério crê em `diálogo' Carta Maior

11/07/2007 - Índios invadem fazenda na Bahia em protesto contra transposição OESP, Nacional, p. A11

09/07/2007 - Retomada Truká continua. Funai fez reunião na manhã desta segunda-feira CIMI

06/07/2007 - Índios trukás ocupam fazenda A Tarde

06/07/2007 - Manifestantes fazem avaliação positiva dos oito dias de acampamento em Cabrobó Radiobrás

06/07/2007 - Transposição: Estudos Etnoambientais do Ministério da Integração apontam impactos diretos sobre indígenas Agência Nacional de Àguas

06/07/2007 - Depois de serem retirados da obra do São Francisco, índios invadem fazenda FSP, Brasil

05/07/2007 - Acampamento completa uma semana com a perspectiva de permanência na área Conlutas: Coordenação Nacional de Lutas

05/07/2007 - Povo Truká retoma nova área em Cabrobó, Pernambuco CIMI

04/07/2007 - Funai compromete-se a enviar antropólogo para a área Truká CIMI

04/07/2007 - Com final do acampamento, expectativas se voltam para o STF Carta Maior

04/07/2007 - Iran pede intervenção da Funai para evitar confronto em Cabrobó Destaque Comunicação

04/07/2007 - OCUPAÇÃO NO SÃO FRANCISCO-Sob forte aparato policial, movimentos deixam área em Cabrobó Carta Maior

04/07/2007 - Governo age de má fé com povo Truká: União não pode desapropriar terra que lhe pertence CIMI

04/07/2007 - Funai confirma que área da transposição do São Francisco é estudada como possível terra indígena Agência Brasil

03/07/2007 - Cabrobó, PE: manifestantes são notificados de reintegração de posse Agência Brasil

03/07/2007 - EXÉRCITO DEVE SER ACIONADO PARA DESOCUPAR ÁREA A Tarde

03/07/2007 - Cabrobó: PF negocia fim do protesto O Globo, O País, p. 12

03/07/2007 - Procurador pede que área desapropriada para transposição seja devolvida a indígenas Radiobrás

02/07/2007 - Índios resistem, Geddel faz reunião A Tarde

01/07/2007 - Cresce apoio da Igreja à ocupação A Tarde

30/06/2007 - Manifestantes contra transposição terão de desocupar fazenda FSP, Brasil, p. A10

30/06/2007 - Justiça manda acampado sair de área da transposição OESP, Nacional, p. A19

29/06/2007 - Trukás exigem terra em que passaria transposição do São Francisco Radiobrás

29/06/2007 - Juiz emite reintegração de área ocupada e aumenta número de militares na área CIMI

28/06/2007 - Governo e acampados não chegam a acordo sobre fim de protesto em Cabrobó Radiobrás

28/06/2007 - Manifestantes fazem enterro simbólico da transposição FSP, Brasil, p. A11

28/06/2007 - Já são 1,5 mil Manifestantes CB, Brasil, p. 14

27/06/2007 - Iran Barbosa classifica como legítima ocupação em Cabrobó JornaldaCidade.Net

27/06/2007 - Protesto contra a transposição CB, Brasil, p. 10

27/06/2007 - Ocupação da área não surpreende o governo Jornal A Tarde

14/06/2007 - Índios se recusam a receber Geddel A Tarde

13/06/2007 - DOCUMENTO FINAL DA OFICINA DE ÁUDIO CIMI

25/05/2006 - Presidente da Funai diz que Polícia Federal não pode recusar depoimento de índios no caso Truká Radiobrás -Brasília-DF

24/05/2006 - Ministério Público Federal investiga assassinatos em comunidade truká Radiobrás-Brasília-DF

24/05/2006 - Cacique truká diz que grupo de extermínio age em Pernambuco Radiobrás-Brasília-DF

05/04/2006 - Índio Investigação da morte de trukás Radiobrás-Brasília-DF

06/12/2005 - Presidente da Funai nega omissão no caso do assassinato de dois índios truká em Pernambuco Radiobrás-Brasília-DF

11/07/2005 - Neguinho Truká é preso ao depor sobre morte de próprio irmão Cimi-Brasília-DF

10/07/2005 - CARTA DE REPÚDIO **EXECUÇÃO SUMÁRIA DAS LIDERANÇAS TRUKÁ Comissão de Professores Indígenas em Pernambuco -COPIPE - Aldeia Brejinho, Povo Pankará

02/07/2005 - Dois índios truká foram assassinados na noite de quinta-feira, na Ilha de Assunção, em Cabrobó, a 606 quilômetros do Radiobrás-Brasília-DF

02/07/2005 - Dois índios truká assassinados em Pernambuco CB, Brasil, p.12

02/07/2005 - Dois índios mortos em confronto com a PM O Globo, O País, p.15

02/07/2005 - Conflito com a polícia deixa 2 índios mortos FSP, Brasil, p.A13

30/06/2005 - Ciro Gomes assina convênio para a construção de casas na comunidade dos Trukás Radiobrás-Brasília-DF

24/05/2005 - Índios vão recorrer à ONU CB, Brasil, p.10

15/05/2005 - Aldeias abrigam plantação de maconha Folha de S. Paulo-São Paulo-SP

05/03/2004 - EM BRASÍLIA, LIDERANÇAS TRUKÁ COBRAM DEMARCAÇÃO E AÇÕES PARA RECONSTRUÇÃO DE ALDEIAS Cimi-Brasília-DF

04/01/2004 - Verba pública custeia tráfico em Pernambuco FSP, Brasil, p. A1 e A8

04/01/2004 - Chesf afirma ter perdido o controle e requer ajuda FSP, Brasil, p. A9

06/11/2003 - PF prende índio em roça de maconha Diário de Pernambuco-Recife-PE

09/06/2003 - Dois índios são mortos em emboscada; PF suspeita de disputa de poder na tribo Folha de S. Paulo-São Paulo-SP

20/04/2003 - Tráfico "impõe" toque de recolher a índios Folha de S. Paulo-São Paulo-SP

20/04/2003 - Polícia Federal faz nova retirada de plantação de maconha da área Folha de S. Paulo-São Paulo-SP

20/04/2003 - Com conflito, 46 já fugiram da reserva truká Folha de S. Paulo-São Paulo-SP

06/04/2003 - Índios viram seguranças do tráfico em PE Folha de S.Paulo-São Paulo-SP

31/03/2003 - Dois índios são assassinados em emboscada Estado de S. Paulo-São Paulo-SP

12/12/2002 - Índio é morto durante ação da Polícia Federal no Sertão Jornal do Commércio-Pernambuco-PE

12/12/2002 - Índio morre durante tiroteio com policiais Diário de Pernambuco-Recife-PE

21/11/2001 - Trukás derrubam torre de alta tensão Jornal do Comercio-Recife-PE

16/11/2001 - Índios ameçam incendiar torres de transmissão em Cabrobó O Globo-Rio de Janeiro-RJ

28/08/1980 - Cristina Diário da Noite

28/08/1980 - Funai desconhece invasão de terra dos índios em Buíque Jornal do Comércio (PE)