18 mar 2020
14:00 Defesa de Doutorado Integralmente a distância
Arte Factus: Study and Socially Aware Co-design of Socioenactive Digital Artifacts
Emanuel Felipe Duarte
Maria Cecília Calani Baranauskas
Atualmente, a tecnologia computacional tornou-se cada vez mais pervasiva por meio de computadores de diferentes tamanhos, formas e capacidades. Mas avanços tecnológicos, embora necessários, não são suficientes para tornar a interação com tecnologia computacional mais transparente, como preconizado pela computação ubíqua. Sistemas computacionais atuais ainda exigem um vocabulário técnico de entradas e saídas para serem utilizados. No campo da Interação Humano-Computador (IHC), a adoção da teoria da cognição enativa pode lançar luz sobre um novo paradigma de interação que preenche a lacuna entre ação e percepção. Sistemas computacionais enativos são um promissor tema de pesquisa, mas seu design e avaliação ainda são pouco explorados. Além disso, sistemas enativos, como já proposto na literatura, carecem de consideração do contexto social. O objetivo desta tese de doutorado é contribuir para o design de tecnologia computacional dentro de uma abordagem da cognição enativa, além de também sensível à aspectos sociais. Portanto, esta tese investiga os conceitos de sistemas enativos e socioenativos por meio do co-design de arte interativa e instalações. Para atingir esse objetivo, é proposto um arcabouço teórico-metodológico chamado Arte Factus para apoiar o estudo e o co-design socialmente consciente de artefatos digitais. O arcabouço Arte Factus foi utilizado em três estudos de design relatados nesta tese: InterArt, InstInt e InsTime. Esses estudos envolveram a participação de 105 estudantes de graduação e pós-graduação em Ciência da Computação e Engenharia de Computação no co-design de 19 instalações. O processo envolveu o uso de tecnologia pervasiva do tipo Faça-Você-Mesmo (Do-It-Yourself, DIY), e algumas dessas instalações foram estudadas em oficinas de prática situada que ocorreram em cenários educacionais (escola e museu exploratório de ciências). O arcabouço Arte Factus, como a principal contribuição desta tese de doutorado, mostrou-se eficaz no apoio ao co-design socialmente consciente de instalações interativas que materializam o conceito de artefatos digitais socioenativos. Além disso, através do estudo dos artefatos criados no contexto desta investigação, esta tese também contribui para a construção teórica do conceito de sistemas socioenativos.
Maria Cecília Calani Baranauskas IC/UNICAMP
Laura Sánchez García Dinf/UFPR