A+A-ContrastAcessibilidade
EnglishPortuguese
Buscar

Projetos e Laboratórios de Pesquisa

O Instituto de Computação conta atualmente com 13 laboratórios de pesquisa.

Laboratório de Segurança e Criptografia (LASCA)

A pesquisa desenvolvida no LASCA inclui, dentre outros tópicos, análise de comportamento de malwares, segurança em nuvem, análise de vulnerabilidades, implementação eficiente e segura de aplicações criptográficas e votação eletrônica.

***

Laboratório de Sistemas de Informação (LIS)

O LIS hospeda alunos de graduação e pós-graduação que trabalham com pesquisas interdisciplinares em vários domínios, como medicina, saúde, bioinformática, agricultura, biodiversidade, planejamento urbano, telecomunicações e esportes. Os projetos de pesquisa aqui desenvolvidos geralmente envolvem, dentre outros, sistemas de banco de dados, interfaces homem-computador, processamento de imagens, redes de computadores e engenharia de software.

***

Laboratório de Informação Visual (LIV)

O LIV promove pesquisa em processamento de imagens, visão computacional, aprendizado de máquina, reconhecimento de padrões, computação gráfica, visualização científica e geometria computacional.

***

Laboratório de Otimização e Combinatória (LOCo)

As pesquisas realizadas no LOCo abrangem as seguintes áreas: teoria dos jogos, algoritmos de aproximação, otimização combinatória, biologia computacional e bioinformática, geometria computacional, teoria das linguagens formais e autônomas, teoria dos grafos, programação linear e inteira, algoritmos online, pesquisa operacional e algoritmos randomizados.

***

Laboratório de Redes de Computadores (LRC)

No LRC seus membros conduzem pesquisa nas diferentes camadas de redes, da camada MAC a camada de aplicação, abrangendo as seguintes áreas: gerenciamento de redes, computação em grid, redes óticas, protocolos de rede, engenharia de telecomunicações, middleware, redes de sensores, redes sem fio mesh e de sensores e redes definidas por software.

***

Laboratório de Sistemas de Computação (LSC)

O LSC tem como missão desenvolver pesquisas sobre tecnologias de sistemas de computador. Suas principais áreas de pesquisa incluem: design de sistemas digitais, simulação de processador, otimizações de compilador, geração de código, algoritmos de compactação de código, compilação dinâmica, computação paralela e de alto desempenho e outros aspectos do design de computadores.

***

Laboratório de Sistemas Distribuídos (LSD)

***

Laboratório para Inferência em Dados Complexos (RECOD)

O RECOD hospeda e promove projetos de dados complexos, como multimídia, redes sociais e espaço-temporal. Visão computacional, recuperação de informações, aprendizado de máquina e análise forense digital são alguns dos interesses de pesquisa do grupo.

***

Laboratório Multidisciplinar de Computação de Alto Desempenho (LMCAD)

O LMCAD é um laboratório multidisciplinar, que apoia membros do corpo docente, estudantes e participantes do setor de várias áreas, incluindo engenharia civil e mecânica, matemática aplicada e outras. Computação de alto desempenho, criptografia eficiente, computação em nuvem, virtualização, pensamento computacional, Internet das Coisas, computação com eficiência energética são alguns dos tópicos investigados no laboratório .

***

Laboratory of Image Data Science (LIDS)

O LIDS realiza pesquisas interdisciplinares que envolvem processamento, análise e visualização de dados de imagem multidimensionais de todas as áreas das Ciências e Engenharia, tais como Biologia, Medicina, Geologia e Agricultura. A pesquisa em processamento de imagem, análise visual, aprendizado de máquina e reconhecimento de padrões inclui o especialista como uma parte importante do ciclo de aprendizado de máquina. Essa estratégia visa o projeto de sistemas explicativos de tomada de decisão e suporte à decisão (por exemplo, sistemas de diagnóstico biomédico), onde a máquina pode esclarecer suas vantagens e limitações, e os especialistas das áreas envolvidas podem entender, prever e confiar nas ações da máquina.

***

Laboratory for Software Engineering and Reliability (LASER)

O LASER realiza tanto pesquisas teórica quanto aplicada e está interessado em tópicos com alto impacto nas comunidades de pesquisa em Engenharia de Software e Sistemas, bem como em sua aplicação e transferência para a Indústria. As áreas de interesse são: arquitetura de software e microsserviços, engenharia de software contínua (Agile, DevOps e Lean), engenharia de Software Experimental, engenharia orientada a modelos (MDA / MDE), teste de software (desempenho, robustez e segurança), avaliação de desempenho e confiabilidade e sistemas tolerantes a falhas / resilientes.

***

Laboratório de Interação Artefato Humano-Digital

O LInterHAD atua nas seguintes áreas de pesquisa: Interação Homem-Computador, Semiótica Organizacional, Usabilidade e Acessibilidade, Design Universal, Inclusão Digital, Web Semântica, Web pragmática, Web social, Aspectos motivacionais e Cultura e valores no design da tecnologia.

***

Laboratório de Robótica e Sistemas Cognitivos (LaRoCS)