Doutorado em Ciência da Computação

O Doutorado em Ciência da Computação é um curso de pós-gradução strictu sensu, com duração típica de quatro anos.

Como todo curso regular da Unicamp não há cobrança de taxas e mensalidades.  O programa dispõe de bolsas de estudo das agências CNPq e CAPES, que são atribuídas aos alunos com base no desempenho acadêmico.

Ingresso:

Os candidatos ao doutorado devem ter concluído um curso de graduação plena, preferivelmente em Computação, Engenharias ou Matemática. Ter título de mestre é desejável mas não é um requisito. Veja informações na página do processo seletivo.

Desenvolvimento:

Para obter o grau de doutor o aluno deverá cursar disciplinas, ser aprovado ou ser dispensado do exame de qualificação geral, preparar um plano de trabalho e ser aprovado no exame de qualificação específico, demonstrar proficiência em língua inglesa, desenvolver o plano de trabalho, cumprir os requisitos de publicações científicas, escrever e defender a tese.

Até seis meses após o ingresso no curso, o aluno deverá escolher um orientador: um docente credenciado no programa que esteja disposto a supervisionar o projeto de pesquisa e a  elaboração da tese.

Os alunos do programa devem manter um bom rendimento acadêmico. Caso contrário estarão sujeitos a sanções como suspensão de bolsa de estudos e desligamento do programa, conforme normas estabelecidas pela CPG.

Todos os detalhes estão em Informação para docentes e pos-graduandos.