A+A-Acessibilidade
EnglishPortuguese
Buscar

Processo Seletivo

As inscrições para o Mestrado e Doutorado do IC são abertas geralmente em abril/maio de cada ano, para ingresso no segundo semestre, e em setembro/outubro de cada ano, para ingresso no primeiro semestre do ano seguinte (confira sempre o calendário específico)
 
O candidato deverá possuir graduação em Computação ou áreas afins, realizada em instituição de ensino superior brasileira reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou em instituição de ensino superior do exterior.
 
A análise da Comissão Avaliadora terá por base as seguintes informações: formação  acadêmica do candidato, histórico escolar,  currículo, cartas de recomendação, resultados obtidos no POSCOMP, plano de pesquisa e carta de apresentação. Outras informações que podem ser consideradas pela Comissão são: publicações, proficiência em inglês, participação em projetos de pesquisa e premiações.
 
Em cada semestre o Programa de Pós oferecerá algumas disciplinas em inglês.

Veja aqui mais informações sobre nosso Programa de Pós-Graduação.



Resultados do Processo Seletivo para o Mestrado e Doutorado

>>> RESULTADO 1s2022 <<<

Listas de aprovados e editais dos anos anteriores.


Processo Seletivo para o 1º semestre de 2022

  • Edital // (English)
  • Inscrição: Através do sistema online de inscrição. O link para o sistema está disponível no edital do processo seletivo.
Calendário
Inscrições20/09 a 25/10/2021 02/11/2021
Envio Cartas Recomendaçãoaté 27/10/2021 04/11/2021
Divulgação do resultado03/12/2021 (previsão)
Confirmação interesseaté 10/12/2021
Matrícula e início das aulasConferir no Calendário Acadêmico da Unicamp

OBS: Ao ser aprovado no processo seletivo como aluno regular o aluno precisar cumprir um determinado número de créditos em disciplinas nos primeiros anos de curso (22 créditos no primeiro ano do mestrado ou 24 créditos nos dois primeiros anos do doutorado). Dependendo da situação do aluno, pode ser interessante tentar cursar algumas disciplinas como estudante especial antes de ingresso como regular de forma a aproveitar esses créditos cursados anteriormente como aluno especial.

Exame POSCOMP

Um dos critérios usados na escolha dos candidatos ao Mestrado e ao Doutorado é o Exame Nacional de Admissão na Pós-graduação, Poscomp. Recomendamos fortemente que os candidatos apresentem o resultado do exame Poscomp e indiquem o ano da realização do exame e seu número de inscrição. (Embora recomendado, a apresentação de um Poscomp não é obrigatória)


Procedimentos / documentos necessários:

 Candidatos ao MestradoCandidatos ao Doutorado
Preencher a ficha cadastral SimSim
Histórico escolar da graduaçãoSimSim
Histórico escolar do mestradoNãoSim, se houver
Carta de apresentação à CPG com suas realizações (1 página)SimSim
Projeto de pesquisa resumidoSimSim
Curriculum vitae (experiências profissionais e acadêmicas)SimSim
Cartas de recomendação (obrigatoriamente de recomendantes diferentes)3 cartas5 cartas

Bolsas de Estudo

Os candidatos selecionados poderão ser beneficiários de bolsas de estudos. A concessão de bolsa depende da disponibilidade da cota institucional de bolsas (CAPES e CNPq) atribuída ao Programa. A priorização de atribuição de bolsa no semestre de ingresso depende do desempenho do candidato no processo seletivo.

Há também bolsas vinculadas a projetos de pesquisa dos orientadores. Estas bolsas são administradas diretamente pelos orientadores.

O Programa recomenda aos candidatos admitidos que solicitem bolsas junto à FAPESP ou a outras agências de fomento.