03 mar 2023
Engenharia Criptográfica de Algoritmos que Preservam a Privacidade
Pedro Geraldo Morelli Rodrigues Alves
Diego de Freitas Aranha - Coorientador: Edson Borin
Dados coletados de usuários são o ouro da era moderna, e a capacidade de coletá-los é tão crucial quanto a de armazená-los e manipulá-los com segurança. Esta é uma tese no formato de coletânea, composta por artigos publicados ou em processo de revisão, que exploram diferentes aspectos da computação que preserva a privacidade, como a implementação eficiente de primitivas, protocolos e aplicações. Nosso trabalho oferece um framework para um banco de dados sempre cifrado, que pode armazenar criptogramas e responder a queries cifradas sem necessidade de decifração. Na mesma direção, também estudamos o caso de coleta de dados em larga escala de medidores inteligentes. Nesse contexto, uma entidade, como o fornecedor de eletricidade, coleta dados do usuário que podem ser usados em métodos estatísticos como aprendizado de máquina, e realiza a computação multiparte através de uma rede sem revelar as informações do usuário aos nós. Por outro lado, também apresentamos trabalhos que exploram a implementação eficiente da aritmética usada por esquemas modernos de criptografia completamente homomórfica, como BFV e CKKS. Experimentamos diferentes métodos visando a arquitetura CUDA e mostramos como os criptossistemas podem ser acelerados através da escolha adequada da estrutura de dados, localidade e algoritmo usado na multiplicação polinomial. Quatro trabalhos são apresentados tratando desses tópicos, assim como uma discussão que conecta o trabalho.
Diego de Freitas Aranha IC/UNICAMP
Guido Costa Souza de Araújo IC/UNICAMP