26 jun 2020
15:00 Defesa de Mestrado Integralmente a distância
Tema
Lung Nodule Detection in Computerized Tomography Images
Aluno
Elvis Rusnel Capia Quispe
Orientador / Docente
Alexandre Xavier Falcão
Breve resumo
O câncer de pulmão é o tipo mais comum de câncer em homens e o terceiro mais comum em mulheres. Devido ao mau prognóstico, o câncer de pulmão é responsável pela maior taxa de mortalidade, atingindo 1,8 milhão de mortes por ano. O diagnóstico e o tratamento nos estágios iniciais podem aumentar as chances de sobrevivência. A tomografia computadorizada (TC) é a modalidade de imagem preferida para detectar e diagnosticar câncer de pulmão, pois fornece imagens 3D do tórax em alta resolução, facilitando a detecção de pequenos nódulos. No entanto, a natureza 3D das imagens dificulta sua análise visual. Como conseqüência, o número de falsos positivos ainda é alto e, mesmo contando com a opinião de vários especialistas, o diagnóstico é frequentemente sujeito a alguma falta de consenso.
Os sistemas de Diagnóstico Assistida por Computador (CAD) foram desenvolvidos para solucionar o problema, auxiliando especialistas na tarefa de detecção e classificação mais rápidas e precisas de anormalidades. As técnicas usadas nos sistemas CAD podem ser divididas em dois grupos: sistemas CAD que exploram features de imagem baseados em conhecimento e sistemas CAD que aprendem os features de imagens anotadas, principalmente baseadas em aprendizado profundo por meio de redes neurais convolucionais (CNNs).
Na última década, muitos métodos computacionais (sistemas CAD) foram desenvolvidos para auxiliar os médicos na detecção de nódulos pulmonares. Tais métodos são baseados principalmente em CNNs, que alcançaram resultados promissores na detecção precoce de nódulos pulmonares. No entanto, esses métodos geram várias regiões candidatas por nódulo, de modo que um algoritmo de não-máxima supressão (NMS) é necessário para selecionar uma única região por nódulo, eliminando as redundantes. O GossipNet é uma rede neural 1D para NMS, que pode aprender os parâmetros do NMS em vez de confiar nos parâmetros artesanais. No entanto, o GossipNet não tira proveito dos features de imagem para aprender NMS.
Neste trabalho, propomos um sistema CAD automatizado para detecção de nódulos pulmonares, que consiste em quatro módulos: pré-processamento, a definição de uma região de interesse (por exemplo, por segmentação pulmonar), detecção de nódulos e a eliminação de candidatos redundantes. Para a segmentação pulmonar, usamos uma abordagem recente baseada em sequências de transformações florestais de imagem (IFTs) denominada ALTIS, fornecendo uma segmentação mais precisa dos pulmões em comparação com o método usado no desafio LUNA16. Para a detecção de nódulos e a eliminação de candidatos redundantes, usamos o 3D Faster R-CNN com ResNet18 para a detecção de regiões candidatas com nódulos e apresentamos \emph{FeatureNMS} --- uma rede neural que fornece features de imagem adicionais à entrada do GossipNet, que resultam de uma transformação sobre as intensidades de voxel de cada região candidata na imagem da TC. Para validação, usamos o conjunto de dados de desafio LUNA16.
Banca examinadora
Titulares:
Alexandre Xavier Falcão | IC/UNICAMP |
Fabiano Reis | FCM/UNICAMP |
Sandra Eliza Fontes de Avila | IC/UNICAMP |
Suplentes:
Gerberth Adín Ramírez Rivera | IC/UNICAMP |
Moacir Antonelli Ponti | ICMC/USP |