29 jan 2025
09:00 Defesa de Mestrado Sala 85 do IC 2
Tema
Digitalização de Tabuleiro de Xadrez e Predição de Lances Humanos por meio de Aprendizado de Máquina
Aluno
Heigon Alafaire Soldera Pires
Orientador / Docente
Hélio Pedrini
Breve resumo
O xadrez é um jogo estratégico amplamente estudado por sua complexidade e pelas habilidades cognitivas que requer. A análise de partidas de xadrez tem sido aprimorada pelo uso de técnicas de aprendizado de máquina, que permitem não apenas digitalizar tabuleiros para identificar posições das peças em tempo real, mas também prever os lances futuros de jogadores humanos. Essas predições podem ser usadas para criar sistemas de treinamento mais avançados e oferecer sugestões de estratégias personalizadas, fornecendo informações valiosas sobre a evolução do jogo. Este projeto busca unir duas frentes principais: a digitalização de tabuleiros de xadrez e a predição de lances que imitam padrões humanos. A proposta combina técnicas de visão computacional, aprendizado de máquina e modelos tridimensionais (3D) realistas para tornar possível a captura de configurações arbitrárias de peças sobre o tabuleiro e sugerir lances que simulam o estilo de jogadores profissionais. Na digitalização, a abordagem empregada utiliza imagens de tabuleiros reais e modelos 3D para compor a base de dados. Para a predição de lances, o método aplica um modelo baseado em redes neurais convolucionais para classificação dos lances da peças com padrões aprendidos a partir de partidas de jogadores humanos. Com isso, o projeto busca facilitar a compreensão das análises realizadas por computadores, trazendo um caráter mais humano às estratégias sugeridas.
Banca examinadora
Titulares:
Hélio Pedrini IC/UNICAMP
Alexandre Gonçalves Silva INE/UFSC
André Santanché IC/UNICAMP
Suplentes:
Helena de Almeida Maia IC/UNICAMP
Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques EACH/USP