10 mar 2021
14:00 Defesa de Mestrado Integralmente a distância
Semantic-enhanced recommendation of video lectures relying on ontology-based annotations
Marcos Vinícius Macêdo Borges
Julio Cesar dos Reis
Sistemas de apoio à aprendizagem exploram diversos recursos multimídia para considerar individualidades do aluno bem com diferentes estilos de aprendizagem. Todavia, a crescente quantidade de conteúdos educacionais disponíveis em diferentes formatos e de maneira fragmentada dificulta o acesso e compreensão dos conceitos em estudo. Embora a literatura tenha proposto abordagens para explorar técnicas de recomendação que permitem representação explícita de semântica por meio de artefatos como ontologias, essa linha não foi totalmente explorada e ainda requer muitos esforços de pesquisa. Esta pesquisa objetiva conceber um método de recomendação de conteúdo educacional explorando o uso de anotações semânticas sobre transcrições textuais de videoaulas. As anotações servem como metadados que expressam o significado de trechos das aulas. A técnica de recomendação, como principal contribuição esperada, fundamenta-se nas anotações disponíveis para definir estratégias de ranking de conteúdos disponíveis a partir da proximidade semântica dos conceitos combinadas com técnicas de aprendizagem de máquina. A contribuição envolve o desenvolvimento de protótipos funcionais de software para validação experimental com base em conteúdos de videoaulas reais e deve destacar as principais vantagens e limitações da abordagem. Os resultados obtidos permitirão o acesso à recomendações mais adequadas para melhorar o processo de aprendizagem apresentando a possibilidade de uma experiência mais satisfatória pelos alunos.
Julio Cesar dos Reis IC/UNICAMP
Flavia Linhalis Arantes NIED/UNICAMP