25 out 2024
10:00 Defesa de Mestrado Sala 85 do IC2
Tema
O Futuro do Monitoramento Automático de Publicidades: Como Redes Transformers Impactam na Classificação de Publicidades Alimentícias
Aluno
Victória Pedrazzoli Ferreira
Orientador / Docente
Sandra Eliza Fontes de Avila - Coorientadoras: Paula Martins Horta e Leo Sampaio Ferraz Ribeiro
Breve resumo
A obesidade configura um grave problema de saúde pública, de escala global, sendo essa uma doença crônica e um dos principais fatores de risco para diversas doenças não transmissíveis, como: hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes. Esse cenário está relacionado a uma mudança significativa nos hábitos alimentares, com o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados e a consequente redução de alimentos in natura na dieta populacional. A publicidade de alimentos desempenha um papel crucial nessa mudança, pois tem o potencial de influenciar negativamente os padrões de consumo alimentar. Em resposta a esse reconhecimento, a Organização Mundial da Saúde tem destacado a importância de monitorar e restringir esse tipo de publicidade. Diversos países já adotaram medidas legais para limitar os anúncios de alimentos, com a criação de projetos de lei que regulamentam a publicidade televisiva. No entanto, estudos de monitoramento de anúncios televisivos mostram que ainda prevalecem propagandas de alimentos com baixo valor nutricional, frequentemente associadas às estratégias de marketing persuasivas. Diante desse contexto, torna-se necessário implementar um sistema automático para monitorar publicidades de alimentos e bebidas não alcoólicas que seja capaz de classificar os tipos de publicidade e suas principais estratégias de marketing. Embora datasets contendo anúncios alimentícios sejam limitados, a rede INFORMAS Brasil, com nosso apoio, tem desenvolvido um novo banco de publicidades televisivas brasileiras para essa finalidade. Ainda assim, a escassez de dados e a complexidade da classificação dessas publicidades e suas estratégias de marketing, especialmente no contexto brasileiro, representam grandes desafios. Para superá-los, o uso de soluções inovadoras, como Transformers Visuais, se torna essencial. Essas técnicas não só podem acelerar como também aumentar a precisão no monitoramento de anúncios alimentares e suas estratégias de marketing, complementando o trabalho manual realizado por especialistas e oferecendo grandes benefícios à saúde pública.
Banca examinadora
Titulares:
Sandra Eliza Fontes de Avila | IC/UNICAMP |
Laís Amaral Mais | IDEC |
Paula Dornhofer Paro Costa | FEEC/UNICAMP |
Suplentes:
Esther Luna Colombini | IC/UNICAMP |
Caroline Camila Moreira | UFGD |