22 mar 2024
13:00 Defesa de Mestrado Sala 85 do IC2
Tema
Pluralismo Epistemológico em simulações econômicas para crianças
Aluno
Yan Prada Moro
Orientador / Docente
Andre Santanche
Breve resumo
O pluralismo epistemológico é uma abordagem da filosofia da ciência que reconhece a diversidade de perspectivas na obtenção de conhecimento. Em ambientes computacionais, autores como Turkle e Papert observaram a expressão desse pluralismo no comportamento dos usuários, enfatizando a importância do design desses ambientes para acomodar diferentes estilos de aprendizagem. Embora diversos estudos exploraram esse fenômeno, especialmente na identificação de padrões de comportamento em simulações relacionados a estilos de aprendizagem, a tarefa de identificar esses estilos específicos dos usuários permanece desafiadora. Este trabalho direciona seu foco para uma lacuna de pesquisa que acreditamos existir, ao explorar o pluralismo epistemológico no contexto do ensino de economia para crianças. Propomos um modelo econômico simples de oferta e demanda e o aplicamos em oficinas realizadas no Museu Exploratório de Ciência da Unicamp, voltadas para crianças de sete a doze anos. O objetivo foi investigar se os padrões de comportamento observados assemelham-se aos tipos ideais delineados por Turkle e Papert, enquanto também exploramos o perfil de aprendizagem desses grupos. Em nosso experimento, identificamos grupos de usuários mais propensos à exploração e outros com uma abordagem mais planejada. No nível de análise da coerência de suas ações, notamos uma convergência entre ambos os grupos. Este estudo contribui também para a aplicação prática desses conceitos no ensino de economia para crianças. A adaptação do design de ambientes computacionais e estratégias de ensino com base nesses padrões pode resultar em experiências de aprendizado mais envolventes e personalizadas.
Banca examinadora
Titulares:
Andre Santanche IC/UNICAMP
Fabio Ferrentini Sampaio IPS
Rodolfo Jardim de Azevedo IC/UNICAMP
Suplentes:
Julio Cesar dos Reis IC/UNICAMP
Maria Carolina de Souza Sampaio EA/UFBA