Cada Curso de Graduação sob responsabilidade do Instituto tem uma Comissão de Graduação, que possui as seguintes atribuições:
- Elaborar o perfil do profissional a ser formado e um plano filosófico de ação didático-pedagógica para o ensino no Curso.
- Elaborar o currículo pleno do Curso, em todas as suas modalidades e/ou habilitações e as alterações curriculares, em comum acordo com os Diretores das demais Unidades envolvidas no Curso.
- Realizar a distribuição entre os docentes da carga didática das disciplinas do Curso afetas ao Instituto.
- Elaborar e implementar um sistema de avaliação do Curso, em consonância com os parâmetros gerais estabelecidos pela Comissão Central de Graduação e pela Pró-Reitoria de Graduação e, no que se refere às disciplinas do Curso oferecidas por outras Unidades, em comum acordo com os Diretores das Unidades correspondentes;
- Aprovar um calendário de atividades semestrais destinadas a promover a integração curricular de todas as disciplinas e docentes afetos ao Curso;
- Organizar discussões de avaliação destinadas a contribuir para o desenvolvimento das atividades de ensino relativas ao semestre, em caráter consultivo, que incluirão professores e alunos do Curso;
- Exercer outras atividades referentes ao ensino em nível de graduação desenvolvido na Unidade responsável pelo Curso, mediante solicitação da respectiva Congregação ou do Diretor.
As comissões de graduação possuem a seguinte composição:
I. o Coordenador de Curso de Graduação;
II. docentes do Instituto de Computação, correspondendo, no mínimo, a 3/5 (três quintos) do total dos membros da Comissão;
III. docentes de outras Unidades que participam do Curso, correspondendo, no máximo, a 1/5 (um quinto) do total dos membros da Comissão;
IV. representação dos discentes matriculados no curso, correspondendo, no máximo, a 1/5 (um quinto) do total dos membros da Comissão;