No final de setembro foi divulgada a edição 2025 do World’s Top 2% Scientists, lista que reúne os pesquisadores mais influentes do mundo. A iniciativa, organizada pela Stanford University (Estados Unidos), é baseada em dados compilados a partir da base Scival, da Elsevier — uma das editoras científicas de maior relevância internacional.

Na edição referente ao impacto global em 2024, o ranking destacou cinco docentes do Instituto de Computação (IC) da Unicamp entre os 2% de cientistas mais influentes do mundo: Alexandre Xavier Falcão, Anderson de Rezende Rocha, Jacques Wainer, Luiz Fernando Bittencourt e Nelson Luís Saldanha Fonseca
Reconhecido como um dos levantamentos mais prestigiados sobre o impacto da produção científica global, o World’s Top 2% Scientists avalia pesquisadores segundo rigorosos critérios relacionados a impacto e número de citações, considerando tanto toda a carreira quanto o desempenho no último ano.
Essa conquista reforça a relevância internacional das pesquisas desenvolvidas no IC e o compromisso contínuo de seus docentes com a excelência acadêmica e científica.