A ética em torno da Inteligência Artificial (IA) será o tema do próximo Conexão Rio-Campinas, parceria entre o Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio e o Instituto de Computação (IC) da Universidade de Campinas (Unicamp) que promove debates e intercâmbios de conhecimento em Computação e Tecnologias.
Nesta quarta-feira (24), a iniciativa recebe em uma conversa virtual ao vivo um dos principais nomes da área, o pesquisador chileno-catalão Ricardo Baeza-Yates. Yates é diretor de pesquisas do Instituto de Inteligência Artificial Experimental da Universidade Northeastern, de Boston, nos Estados Unidos, e faz também consultorias sobre Inteligência Artificial responsável para startups e organizações.
Na palestra, que será virtual e transmitida por zoom às 18h, o pesquisador vai trazer ao público brasileiro temas atuais e desafiadores da IA que têm gerado debates e polêmicas. Um deles é a discriminação algorítmica, que acontece em casos de falhas de reconhecimento facial de acordo com a cor da pele, os desequilíbrios e injustiças do comércio digital e o uso indiscriminado de recursos de computação.
“A inteligência artificial está presente em nossas vidas, nas mais diferentes formas e nuances, e tende a aumentar nos próximos anos. No entanto ela traz consigo diversos aspectos éticos que precisam ser estudados e resolvidos. Nessa palestra, teremos a oportunidade de conversar com uma autoridade mundial na área, que discutirá alguns dos aspectos éticos, como a frenologia e modelos estúpidos como a IA adversarial”, antecipa o professor do IC da Unicamp Anderson Rocha.
As inscrições para a palestra são gratuitas e devem ser feitas através deste link.
Autoria : Assessoria de Imprensa Corcovado