16 dez 2024
14:00 Defesa de Doutorado Sala 85 do IC2
Tema
Estudo do Fenômeno da Socioafetividade no Design de Experiências Socioenativas com Tecnologias Ubíquas
Aluno
Luã Marcelo Muriana
Orientador / Docente
Maria Cecília Calani Baranauskas
Breve resumo
Tecnologias computacionais têm estado cada vez mais presentes na vida das pessoas. Essas tecnologias, como as ubíquas e pervasivas, propiciam novas formas de interação e ainda, maior conexão entre as pessoas. Essas tecnologias estão inseridas em contextos sociais e têm propiciado cada vez mais que as relações e interações sociais ocorram também por meio delas. Neste sentido, aspectos intersubjetivos da interação social têm ganhado destaque no design de sistemas computacionais, pois essa evolução tecnológica também tem permitido às pessoas afetarem o ambiente social, físico e digital no qual estão presentes. Assim, as pessoas também afetam uma à outra (direta ou indiretamente), presencialmente ou virtualmente, de modo que cada pessoa atribui significados diferentes às experiências que vivencia por meio das relações e interações sociais. Portanto, pessoas e tecnologias computacionais têm estado cada vez mais interconectadas (acopladas uma à outra) como um único “sistema”. Esse acoplamento entre o social e o digital e a influência que um exerce sobre o outro pode ser estudado por meio da perspectiva da teoria da cognição enativista. Nessa teoria, o processo de produção de sentido (sense-making) ocorre a partir da relação da pessoa no mundo a partir do seu sistema sensório-motor (ação e percepção) e depende da relação que o corpo tem com seu ambiente físico, social e cultural. Além da interação entre ação e percepção de uma pessoa em um ambiente, a emergência de significados (sense-making) também é dependente do contexto social e de aspectos socioemocionais, como estados afetivos, autoestima e o self da pessoa. Embora existam vários estudos que mostram que as pessoas afetam umas às outras, bem como são afetadas pela tecnologia, esses trabalhos não consideram as pessoas como parte integrada destes sistemas e ambientes computacionais; logo, não consideram o fenômeno de “afetar e ser afetado” entre as partes. Nesta tese de doutorado chamamos esse fenômeno de “afetar e ser afetado” de socioafetividade. Nesse contexto, o modo de uma pessoa interagir e conhecer o mundo da perspectiva enativa, pode ser utilizada, também, para entender a interação de pessoas com a tecnologia, com o ambiente e com outras pessoas, estabelecendo um sistema socioenativo. um Sistema Socioenativo é “um sistema computacional composto por artefatos físicos e sistemas digitais que permitem que as relações intersubjetivas ocorram em um cenário específico de interação”. O objetivo desta tese é, portanto, investigar o fenômeno da socioafetividade nas experiências sociais em ambientes socioenativos com foco nos aspectos intersubjetivos e socioemocionais. Desse modo, ao contribuir com a compreensão do fenômeno da socioafetividade podemos apoiar o design desses sistemas e interações. A partir da perspectiva fenomenológica, esta tese analisa oficinas que propiciavam a experiência socioenativa com e entre crianças, estudando os aspectos socioafetivos do elemento social da tríade social-físico-digital de sistemas socioenativos. Resultados deste estudo sugerem orientações e princípios para apoiar designers no desenvolvimento consciente de tecnologias para ambientes e experiências socioenativas.
Banca examinadora
Titulares:
Maria Cecília Calani Baranauskas | IC/UNICAMP |
Cristiano Maciel | IC/UFMT |
Luciana Aparecida Martinez Zaina | DComp-SO/UFSCar |
Alysson Bolognesi Prado | DGRH/UNICAMP |
Amanda Meincke Melo | UNIPAMPA |
Suplentes:
Julio Cesar dos Reis | IC/UNICAMP |
Kamila Rios da Hora Rodrigues | ICMC/USP |
Ricardo Edgard Caceffo | Univesp |