09 mar 2021
Link Maintenance in the Semantic Web
André Gomes Regino
Julio Cesar dos Reis
Conexões entre elementos de dados descritos via modelo RDF estão no centro da Web Semântica. O crescente número de dados estruturados publicados em repositórios RDF confirma a real potencialidade do espaço de dados global proposto pela visão da Web Semântica. Usualmente, as conexões são determinadas a partir de algoritmos semiautomáticos de casamento de instâncias por meio de métodos de cálculo de similaridade. Atualmente há uma massa enorme de dados interconectados que exige métodos e ferramentas automáticas para lidar com sua consistência. Embora a implementação de operações de mudança em conjuntos de dados RDF seja essencial para garantir a evolução de dados estruturados, tais operações podem influenciar os links estabelecidos, o que dificulta a consistência das conexões de dados ao longo do tempo. Esta pesquisa objetiva investigar novos métodos e algoritmos capazes de efetuar correções em conexões entre dados estruturados (organizados segundo ontologias) conforme a evolução de propriedades ontológicas. Isso envolve projetar técnicas e formalizar operações de mudanças sobre as ontologias e sobre ligações entre instâncias de conceitos de ontologias, assim como determinar regras necessárias para a execução das operações. A contribuição é o design e desenvolvimento de um método automático que, apoiado por operações de mudanças em bases RDF, aplica ações de adaptações sobre links. Resultados permitirão manter as conexões estabelecidas atualizadas de acordo com operações de evolução de conceitos das bases de conhecimento.
Julio Cesar dos Reis IC/UNICAMP
Dilvan de Abreu Moreira ICMC/USP