25 mar 2024
10:30 Defesa de Mestrado Auditório do IC3
Organizador Gráfico no Estudo do Coração e seu Impacto nos Perfis de Aprendizagem
Caroline Gerbaudo Nakazato
André Santanchè
O Monitor Cardíaco é um instrumento utilizado pelo enfermeiro que o auxilia a prestar o melhor atendimento ao paciente. Infelizmente, falta conhecimento de como operar o equipamento e interpretar seus resultados para tomar as ações adequadas. Para realizar essa interpretação de modo correto, é necessário ter conhecimento sobre a fisiologia do coração. Por isso, neste projeto estamos propondo a construção de um cenário lúdico onde o aluno deve construir o coração de um robô e organizar seu funcionamento. Através desse cenário o aluno reflete sobre os ciclos cardíacos, sobre como a atividade elétrica do coração tem efeito sobre a onda do eletrocardiograma e sobre o efeito na atividade mecânica do coração. Nosso principal problema de pesquisa envolve um ambiente inovador na área de enfermagem utilizando aprendizagem baseada em blocos. Além da concepção do ambiente há o desafio de como avaliar estudantes de enfermagem em sua interação devido às características abertas do ambiente de aprendizagem. Para isso, avaliamos o perfil de interação dos estudantes para descobrir padrões em suas estratégias para abordar o problema e encontrar a melhor forma de avaliá-los.
André Santanchè IC/UNICAMP
Rafaela Batista dos Santos Pedrosa FEnf/UNICAMP