04 ago 2021
Gerenciamento Energeticamente Eficiente de Recursos de Rádio em Redes LTE
Fernando Henrique da Silva Pereira
Nelson Luis Saldanha da Fonseca
A questão da computação consciente do consumo de energia tem crescido em relevância, recentemente, sobretudo em relação aos dispositivos móveis limitados por baterias e com autonomia limitada, a ponto de se tornar um dos principais problemas a ser tratado na especificação de tecnologias de comunicação móvel. Ao mesmo tempo, ao priorizar a comutação por pacotes como resposta ao aumento na demanda por dados em redes móveis, o LTE alcançou a dominância do tráfego de rede entre as tecnologias de comunicação móvel. O aumento no volume de dados trafegados nos dispositivos móveis em combinação com as limitações energéticas de suas baterias pressiona o LTE por soluções cientes da eficiência energética. Entretanto, sendo uma tecnologia madura, soluções que alterem sua especificação seriam pouco viáveis, devendo-se limitar à RRM. Esta dissertação trata a eficiência energética do ponto de vista do UE limitado por bateria, através da implementação de algoritmos relacionados à RRM, notadamente os de escalonamento dos canais downlink e uplink, e do procedimento de RA. O escalonador de recursos proposto para o canal uplink aborda as fragmentações de espectro e de transmissão, diminuindo o total de transmissões realizadas, através da aceitação de uma escolha sub-ótima dos PRBs a serem alocados em troca de manter a contiguidade dos recursos disponíveis. Ao mesmo tempo, o escalonador de recursos proposto para o canal downlink aloca os recursos oportunisticamente para UEs em que o Intervalos de Tempo de transmissão da transmissão em downlink coincida com uma transmissão em uplink, ativando o altamente eficiente estado de consumo bidirecional. Por fim, também foram propostos dois mecanismos de controle de potência para o procedimento de RA que visam reduzir o número de preâmbulos retransmitidos.
Nelson Luis Saldanha da Fonseca IC/UNICAMP
Lucas Francisco Wanner IC/UNICAMP