28 mar 2022
14:00 Defesa de Mestrado Integralmente a distancia
Autoria Guiada de Pacientes Virtuais para Estudantes na Aprendizagem de Prognóstico
Heitor Soares Mattosinho
André Santanché
A prática de raciocínio clínico usando um paciente artificial projetado para a aprendizagem ― Paciente Virtual (PV) ― tem inúmeros benefícios para educação médica. Além de praticar com PVs pré existentes, estudantes também podem ser convidados a criar e avaliar seus próprios PVs. Apesar de existirem iniciativas que adotam a autoria de Pacientes Virtuais feita por estudantes visando a aprendizagem, ambientes virtuais apropriados para guiar os estudantes no processo de autoria ainda são um desafio em aberto. Neste trabalho, nós exploramos dois mecanismos complementares que fazem frente a esse desafio. Os estudantes são convidados a criar diversos PVs que se encaixam em requisitos definidos pelo educador. No primeiro mecanismo, o educador pode guiar o processo de autoria dos estudantes, preparando uma sequência de cenários com diferentes requisitos. No segundo mecanismo, utilizamos um modelo preditivo de prognóstico para dar feedback dinâmico ao aprendiz, sobre a chance de sobrevivência do Paciente Virtual. Nós concebemos e implementamos um ambiente para a nossa abordagem de autoria de VP guiada para estudantes. O ambiente foi validado por um experimento com um educador e estudantes de graduação em medicina, demonstrando o seu potencial de inovação.
André Santanchè IC/UNICAMP
Ana Claudia Tonelli de Oliveira CCBS/UNISINOS