Defesa de Mestrado de Leticia da Silva Bomfim

20 fev 2020
09:30 Defesa de Mestrado Auditório 1 do IC 3
Ferramenta para Caracterização de Poros e Fraturas em Imagens Microtomográficas de Amostras de Reservatórios de Petróleo
Leticia da Silva Bomfim
Hélio Pedrini
Amostras de rochas carbonáticas coletadas de reservatórios podem trazer informação relevante sobre o potencial de petróleo do ambiente analisado. Há vários métodos existentes para obtenção desses dados, os quais podem ser manuais, por meio da injeção de líquidos e diferencial de pressão, ou então automáticos com o auxílio de imagens de alta qualidade, por exemplo, microtomografia computadorizada. A maioria das técnicas manuais causa danos às amostras devido ao ambiente químico. Neste trabalho, propomos um método não invasivo que permite a análise de estruturas internas das rochas e de suas características morfológicas. Para isso, desenvolvemos uma ferramenta automática que analisa imagens de microtomografia computadorizada em dois diferentes contextos: (i) os poros, extraindo-se características como porosidade, tamanho do poro e circularidade e (ii) as fraturas, analisando-se características como densidade, tamanho, angulação e tipo. A fim de identificar essas estruturas, utilizamos a técnica de segmentação pelo algoritmo de watershed e, em seguida, analisamos a geometria dos contornos extraídos com base no retângulo que engloba cada elemento da imagem. Assim, um ambiente único foi desenvolvido para o tratamento e a análise das imagens microtomográficas, sendo capaz de auxiliar o profissional da área de rochas e fluidos a reduzir as incertezas inerentes à caracterização das amostras e, consequentemente, melhorar a confiabilidade do modelo e no poder de decisão ao longo da vida produtiva de um campo de petróleo.
Hélio Pedrini IC/UNICAMP
Rodrigo Mologni Gonçalves dos Santos SOLPE - Soluções em Ciência e Engenharia de Petróleo
Guilherme Pimentel Telles IC/UNICAMP
André Santanchè IC/UNICAMP