22 abr 2021
10:00 Defesa de Mestrado Integralmente a distância
Targeting broad software approximations with the ACCEPT framework
Lucas Oliveira Pimenta dos Reis
Lucas Francisco Wanner
"A rápida evolução de chips de silício trouxe a era de sistemas móveis e computação em nuvem. Apesar dos vastos benefícios trazidos por esses novos paradigmas, surgem também novas limitações. Sistemas móveis e embarcados frequentemente dependem de fontes energéticas limitadas, enquanto ambientes em nuvem necessitam de quantidades imensas de energia a ponto de serem responsáveis por uma quantia significativa da energia elétrica consumida mundialmente. Computação aproximada surge com o propósito de minimizar o impacto energético em sistemas móveis e de nuvem ao sacrificar acurácia nos resultados por maior eficiência energética em aplicações que são resilientes a estas aproximações. O desafio em aplicar técnicas aproximadas surge no momento em que é necessário identificar quais partes da aplicação são resilientes a aproximações, visto que esta resiliência não é constante, mas sim dependente da sensibilidade do código avaliado. ACCEPT é proposto como um framework aproximado que aplica múltiplas técnicas de aproximação a nível de compilação, e também propõe sugestões de trechos de código que podem ser anotados para impor tais técnicas. O presente trabalho propõe incrementos ao ACCEPT, aumentando o número de técnicas a fim de atingir um conjunto mais amplo de aplicações. Nosso objetivo é garantir que o framework seja capaz de analisar e propor anotações relevantes para cada uma das novas técnicas, como também proporcionar aproximações eficientes no sistema de autotuning. Cada uma das técnicas implementadas será avaliada nesses dois aspectos, utilizando trabalhos presentes na literatura como base para garantir a validade da análise."
Lucas Francisco Wanner IC/UNICAMP
Ricardo Ribeiro dos Santos FACOM/UFMS