27 abr 2020
10:00 Defesa de Mestrado Integralmente a distância
Alocação de Road Side Unit Ciente de Obstáculos com Diferentes Modelos de Propagação de Sinal
Matheus Ferraroni Sanches
Leandro Aparecido Villas
Os avanços nas Redes Veiculares têm oferecido condições para que serviços com requisitos rígidos de latência, disponibilidade e confiabilidade possam ser estabelecidos. A utilização de Roadside Units (RSUs) desempenhou um papel fundamental para atender tais requisitos. Para que isso ocorra, além da utilização coordenada das RSUs, deve haver a otimização da alocação geográfica para melhorar o desempenho sem desperdiçar recursos, já que o custo de alocação de uma RSU muitas vezes é elevado. Entretanto, os trabalhos atuais realizam a alocação das RSUs sem considerar os diversos modelos de comunicação que levem em conta a degradação de sinal causada por obstáculos. Assim, este trabalho propõe a utilização desses modelos de degradação de sinal na alocação coordenada de RSUs por meio de um algoritmo genético. Os resultados obtidos após a alocação das RSUs foram capazes de encontrar soluções viáveis com os diferentes modelos de degradação testados, alcançando uma cobertura total do cenário entre 19% a 100%.
Leandro Aparecido Villas IC/UNICAMP
Lucas Francisco Wanner IC/UNICAMP