30 set 2022
Avaliação da Humanização em Chatbots
Paula Jeniffer dos Santos Viriato
Orientador: Julio Cesar dos Reis / Coorientador: Leandro Aparecido Villas
Chatbots são softwares que simulam tarefas de conversação humana. Eles podem ser usados ​​para diversos fins, incluindo atendimento ao cliente e conversas terapêuticas. Um desafio encontrado no desenvolvimento de chatbots é torná-los mais humanizados. Um chatbot pode ser humanizado quando realiza uma conversa fluida e agradável com o usuário, demonstrando empatia e personalidade. Outros aspectos são relevantes para a percepção de humanidade, como o visual da plataforma de conversação e a credibilidade passada pelo chatbot analisado ao usuário. Esta proposta de mestrado visa estudar e desenvolver um método de avaliação que indique o nível de humanização de um chatbot em análise. Nosso método consiste em dois objetivos e questionários breves, que podem ser aplicados para estabelecer uma avaliação adaptável aos diferentes objetivos no uso de chatbots (comerciais ou terapêuticos, por exemplo). O primeiro questionário refere-se ao grau de relevância dos fatores de humanização para o funcionamento de um chatbot avaliado. Este questionário visa ponderar os fatores de acordo com os objetivos específicos do chatbot; o segundo questionário refere-se à eficácia do chatbot analisada quanto aos fatores de humanização. Combinamos esses dois questionários para gerar métricas de avaliação, que fornecem uma pontuação de humanização do software avaliado. Nossa proposta pode ajudar os designers a identificar fatores específicos que afetam a experiência dos usuários interagindo com chatbots.
Julio Cesar dos Reis IC/UNICAMP
Lara Schibelsky Godoy Piccolo KMi