19 ago 2022
10:00 Defesa de Mestrado Auditório - IC3
IaRa: Programação Dataflow com a ferramenta MLIR (IaRa: Dataflow Programming with the MLIR Framework)
Pedro Ferrazoli Ciambra
Hervé Cédric Yviquel
Dataflow (fluxo de dados) é uma família de modelos de computação que oferece uma forma intuitiva de programação paralela. Apesar de ser considerado uma boa solução para a implementação de programas paralelos, particularmente na ária de processamento de sinais digitais, ele ainda não é muito difundido em outras áreas de sistemas de computação. Este projeto almeja aproximar a pesquisa em dataflow do estado da arte da área de Compiladores através do uso do MLIR, um alicerce de desenvolvimento de compiladores que permite a criação de representações intermediárias modulares e intercompatíveis, na implementação de um compilador dataflow. A implementação atual suporta o escalonamento de grafos SDF para dispositivos single-core, especificados em uma linguagem baseada em DIF; um dialeto de representação intermediária para grafos dataflow; e uma nova técnica de cooptimização que permite eliminação de código morto pré-escalonamento, alcançando ganhos consideráveis em desempenho e uso de memória em benchmarks relevantes. O uso do MLIR também abre diversas oportunidades de pesquisa, já que ele tem relação com muitos projetos em computação paralela.
Hervé Cédric Yviquel IC/UNICAMP
Karol Desnos INSA RENNES