10 jun 2020
10:00 Defesa de Mestrado Integralmente a distância
Recuperação e Exploração de Coleções de Vídeos Baseadas em Agrupamento Hierárquico
Thársis Salathiel de Souza Viana
Guilherme Pimentel Telles
Nos últimos anos, houve um notável aumento na produção e disponibilização de dados multi-mídia. Vídeos são uma parcela considerável desses dados. Assim, cada vez mais, explorar umacoleção ou recuperar determinado vídeo torna-se um problema recorrente e importante. Nestecontexto, várias ferramentas foram propostas com o objetivo de solucionar esse problema. Entreessas ferramentas, algumas se beneficiam da interação do usuário para melhorar seus resultados.Cada ferramenta possui sua forma particular de apresentar a coleção de vídeos ao usuário. Estetrabalho propõe uma metodologia e uma ferramenta que se utilizam da interação do usuárioe da técnica de agrupamento hierárquico para criar uma sumarização da coleção de vídeos, demaneira a reduzir a quantidade de vídeos mostrados de uma vez ao usuário, minimizando aperda de variância da coleção. Uma nova forma de visualização dos vídeos baseada em conceitossemânticos presentes neles também é proposta. Além disso, técnicas para busca de vídeos apartir de uma imagem semelhante ou a partir de uma descrição textual foram implementadase discutidas. A ferramenta é comparada com outros trabalhos com o objetivo de identificarpossíveis vantagens e desvantagens. Finalmente, um estudo de caso é realizado para verificar aadaptabilidade da ferramenta a outro problema, mais especificamente, a categorização intera-tiva de vídeos, fornecendo indícios de que a ferramenta pode ser adaptada para outros cenários.
Guilherme Pimentel Telles IC/UNICAMP
Rosane Minghim University College Cork