20 jun 2023
10:00 Defesa de Mestrado Auditório do IC3
Medindo a evolução de discursos: framework de análise de discurso baseado em LDA
Victor Antonio Menuzzo
André Santanchè - Coorientador: Luiz Celso Gomes Junior
A comunicação está constantemente presente em nossas vidas. Desde o feedback em exames até alertas sobre eventos atuais, entidades expressam suas opiniões sobre diferentes tópicos. A análise do discurso é um campo interdisciplinar que visa compreender as estratégias linguísticas empregadas pelos escritores para alcançar seus objetivos pretendidos em sua comunicação. Analisar os padrões entre essas comunicações e seus respectivos ambientes é essencial para uma compreensão abrangente de vários fenômenos e pode fornecer uma base sólida para a tomada de decisões. O grande volume de dados gerado por tais comunicações torna a análise manual desafiadora. O desenvolvimento de abordagens automatizadas para esse problema pode complementar e aprimorar os métodos existentes. Este estudo propõe um framework para auxiliar os pesquisadores na integração da análise automatizada do discurso temporal. Especificamente, utilizamos a Alocação Latente de Dirichlet (LDA, na sigla em inglês) para examinar a maneira como os tópicos são discutidos em ambientes específicos e desenvolvemos quatro métricas distintas para a análise do discurso, incluindo (i) diversidade de tópicos, (ii) coesão de tópicos, (iii) dissonância e (iv) coerência. Testamos o framework proposto em dois cenários: (i) postagens de prefeitos/municípios nas mídias sociais durante a pandemia de Covid-19 e (ii) artigos de pesquisa. Os testes demonstram que nossas métricas podem extrair informações relevantes em vários cenários, ao mesmo tempo em que auxiliam na compreensão da evolução do discurso e seu impacto no mundo real.
André Santanchè IC/UNICAMP
Renato Fileto INE/UFSC