Os Profs. Guido Araújo, Lucas Wanner e Sandro Rigo participam de parceria com o Instituto Eldorado e Europa para Aceleração de IA com RISC-V

Multiplicação de Matrizes é a operação mais importante de aplicações de IA, incluindo Large Language Models como ChatGPT.

Em meados de 2023, os professores Lucas Wanner, Sandro Rigo e Guido Araújo, do Laboratório de Sistemas de Computação (LSC), iniciaram conversações com o Instituto de Pesquisas Eldorado e o Barcelona Supercomputing Center (BSC) da Espanha, focando no projeto de um novo Acelerador para Multiplicação de Matrizes. Tudo isto usando tecnologias RISC-V, um padrão mundial aberto para o projeto de processadores.

O Instituto Eldorado possui uma das equipes de Engenharia de Circuitos Integrados mais avançadas do país, e experiência em RISC-V, enquanto o BSC lidera o esforço da Europa na área de semicondutores para High-Performance Computing (HPC). A parceria entre estas instituições e a UNICAMP mostrou-se ser a estratégia ideal para viabilizar a visão dos pesquisadores do LSC.

O resultado desta iniciativa entre Brasil e Europa foi o início de um projeto inovador iniciado em março de 2024, que alavancará a pesquisa desta área no país.

A importância deste projeto já está sendo noticiada nas mídias: TECNOBLOG, Telesíntese, Govbr, INFOR CHANNEL, e Instituto Eldorado, entre outras.

Parabéns professores!