Concurso Professor Doutor – Aprendizado de Máquina – Inscrições continuam abertas até 15/04/2020 por e-mail.

Considerando a Resolução GR-34/2020, que suspende as atividades presenciais na UNICAMP no período de 23.03.2020 a 30.04.2020, o Diretor do Instituto de Computação torna público que as inscrições para concurso público de provas e títulos para provimento de 1 (um) cargo de Professor Doutor, nível MS-3.1, em RTP, com opção preferencial para o RDIDP, na área de Aprendizado de Máquina, nas disciplinas MC-886 – Aprendizado de Máquina e MO-444 – Aprendizado de Máquina e Reconhecimento de Padrões, do Departamento de Sistemas de Informação do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas poderão ser protocoladas através do envio de correio eletrônico ao endereço rhic@ic.unicamp.br com toda a documentação listada no item 3.2 do edital de abertura do concurso, conforme publicação no D.O.E. de 22-11-2019, Poder Executivo, Seção I, páginas 227 e 228 (34-P-23787/2019). As inscrições para o presente encerram-se em 15/04/2020

Edital de Abertura:

Inscrições: de 25/11/2019 a 15/04/2020, protocoladas através do envio de correio eletrônico ao endereço rhic@ic.unicamp.br com toda a documentação listada no item 3.2 do edital de abertura do concurso.

O Instituto de Computação oferece, atualmente, cursos de graduação em Engenharia de Computação (conjuntamente com a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação) e Bacharelado em Ciência da Computação, este último criado em 1969 pelo então Departamento de Ciência da Computação convertido posteriormente em Instituto. Adicionalmente, o Instituto se destaca por oferecer um Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) altamente reconhecido e qualificado – Conceito CAPES 7.

O concurso é em RTP (Regime de Turno Parcial), com opção preferencial para o RDIDP (Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa), porque esta é a regra da UNICAMP. Todos os professores do IC contratados nos últimos 25 anos fizeram concurso para admissão em RTP. Uma vez aprovado no concurso e convocado, o candidato pode solicitar a extensão do contrato para o regime de tempo integral (RDIDP), apresentando um plano de trabalho e pesquisa. A tramitação desta extensão pode ser feita em paralelo à tramitação da contratação em RTP. Na maioria dos casos, uma vez convocado o candidato, o processo inteiro leva de 2 a 3 meses (contratação e extensão). Hoje, a remuneração inicial em RTP é R$ 1.918,76     e em RDIDP R$ 11.069,37. O vale alimentação de todos os funcionários e docentes da Unicamp é R$ 970,00.

Outras peculiaridades das universidades estaduais paulistas são: o quinquênio, a sexta parte e a incorporação de parcial de gratificações no salário de seus servidores e docentes. A cada cinco anos de exercício, 5% do salário base do nível em que se encontra o servidor são agregados ao salário (quinquênio não incide sobre quinquênio). Além dos quinquênios, a cada 20 anos mais um sexto do salário percebido na ocasião é agregado àquele salário. Como o cálculo é feito sobre o salário percebido, a sexta parte também incide sobre quinquênios já adquiridos. As gratificações recebidas por exercício de cargos também são incorporados proporcionalmente ao tempo de exercício.

O IC tem mantido, até agora, uma média de três disciplinas por ano por professor em RDIDP. Via de regra, um professor ministra a cada ano uma disciplina na pós-graduação e duas na graduação.

Todo professor em regime RDIDP do IC está automaticamente credenciado na pós-graduação, podendo ministrar disciplinas e orientar alunos de mestrado e doutorado.

A Unicamp mantém um “Programa Auxílio à Pesquisa para Docente em Início de Carreira”. Tão logo o docente recém-contratado submeta um projeto de pesquisa individual a uma agência de fomento, ele habilitado a solicitar e receber recursos de até R$15.000,00 para compra de equipamentos e uma bolsa para um aluno de mestrado.

O IC possui um grande parque de equipamentos para pesquisa. Quase todos os professores estão associados a laboratórios, que agregam pesquisadores de áreas similares e otimizam tanto o uso como a busca de recursos computacionais. A participação em algum laboratório é optativa.

O IC incentiva que seus professores tenham colaborações de pesquisa com a indústria local, nacional e internacional. Professores do IC têm ou tiveram projetos significativos financiados por: IBM, Intel, AMD, Microsoft, Samsung, Motorola, Receita Federal, HP, Itautec, Serasa, entre outros.