Prof. Ricardo Anido Recebe Homenagem do IC

Em Setembro de 2020, ocorreu a final mundial da IOI – Olimpíada Internacional de Informática, com 343 jovens de 87 países, de forma totalmente virtual, em virtude da pandemia de COVID19. Os estudantes brasileiros fizeram suas provas na Unicamp e em Fortaleza.

A fase nacional da IOI, a OBI – Olimpíadas Brasileiras de Informática, vem sendo coordenada desde 1999 pelo Prof. Ricardo Anido do Instituto de Computação da Unicamp. O Prof. Anido vem trabalhando incessantemente pela OBI desde então, sem prejuízo das suas atividades na Unicamp, em todas etapas da OBI. São dezenas de dias e noites, coordenando provas, comunicando-se com diretores de escolas em todo o Brasil e, finalmente, organizando a fase final da OBI.

Esta fase final, a “semana olímpica na Unicamp”, é o grande prêmio com que muitos alunos sonham. Participam desta etapa os melhores colocados de cada modalidade e nível e, desde 1999, vem sendo realizada na Unicamp. São jovens de 11 a 18 anos de todo o Brasil. Ao longo destes anos, foram cerca de 500 mil jovens (220 mil meninas) participando e, sempre, com o Prof. Anido na liderança.

Além da sua coordenação da OBI, o Prof. Anido também é uma das peças-chave na Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), evento nacional que congrega equipes de alunos de cursos superiores do Brasil. Os melhores colocados são convidados a participar da final mundial do ICPC – International Collegiate Programming Contest, evento tradicional que se realiza desde a década de 1970. O Brasil participa dessa competição desde 1997, e o Prof. Anido foi o técnico da primeira equipe brasileira a participar do ICPC. Desde então, sua participação evoluiu de técnico de equipe para coordenador do comitê de elaboração de problemas para toda a América Latina, atividade que o Prof. Anido mantém até os dias de hoje. Esse trabalho é vital para a realização da Maratona e se estende por todo o ano.

No dia 07 de outubro de 2020, a Congregação do Instituto de Computação da Unicamp aprovou um voto de louvor e homenagem ao Prof. Ricardo Anido, em reconhecimento pelo seu trabalho de atração de jovens para a área de Computação, por meio do seu envolvimento com a OBI e a Maratona de Programação da SBC desde os seus primórdios. Além de promover um clima de congraçamento e competição saudável entre alunos de todos os níveis de formação, essas atividades aumentaram a visibilidade externa do nosso Instituto e contribuíram para a vinda de excelentes alunos para cursos de Computação da Unicamp e de todo o Brasil. Um trabalho intenso e incansável do Prof. Anido, sem descuidar de suas outras atividades acadêmicas, mesmo quando Diretor do Instituto de Computação.

Diante de tanta dedicação, deixamos aqui registrado nosso sincero agradecimento a ele. Muito obrigado!