A+A-Acessibilidade
EnglishPortuguese
Buscar

Conexão Rio-Campinas debate consciência e inteligência

Projeto recebe britânico David Gamez, autor de ‘Human and Machine Consciousness’

A conexão entre inteligência e consciência tanto de sistemas naturais quanto dos artificiais ainda é um aspecto difícil de medir. Mas há ferramentas para isso sendo criadas, e uma delas será apresentada na próxima palestra do Conexão Rio-Campinas, parceria entre o Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio e o Instituto de Computação (IC) da Universidade de Campinas (Unicamp) que promove debates e intercâmbios de conhecimento em Computação e Tecnologias. 

Na próxima quarta-feira (27), às 18h, o pesquisador britânico David Gamez, professor do Departamento de Ciência da Computação da Middlesex University, fará a palestra “Natural and Artificial Intelligence: Natural and Artificial Consciousness”. A transmissão será pela plataforma Zoom. As inscrições podem ser feitas neste link.

Autor do livro “Human and Machine Consciousness”, que apresentou ao mundo uma base inédita para pesquisas sobre o tema, Gamez estuda as relações entre a inteligência artificial e a consciência de máquinas, o que frequentemente esbarra em dilemas filosóficos. Para superar essas barreiras, o pesquisador britânico criou novas ferramentas tecnológicas e modelos que apresentará na palestra virtual.

Nela, Gamez mostrará o algoritmo desenvolvido por ele próprio e que consegue executar uma espécie de medição universal da inteligência, um aspecto para o qual ainda é difícil criar previsões exatas por conta das muitas variáveis consideradas para determinar o que é inteligente o que não, segundo o pesquisador. 

O britânico também criou uma nova forma de medir e prever comportamentos no campo da consciência, tanto a natural quanto a das máquinas, a partir de uma série de definições que ele desenvolveu e apresentará na palestra. A ferramenta, segundo Gae¡mez, pode ajudar a que pesquisadores identifiquem relações exatas e matemáticas na medição da consciência. 

Dessa forma, Gamez abre uma nova perspectiva para passos mais precisos e confiáveis na identificação de conexões entre a inteligência artificial e a consciência das máquinas.

Autoria : Assessoria de Imprensa Corcovado