Matrícula como Aluno Especial de Pós-Graduação
O Programa Integrado de Formação (PIF) é uma ótima oportunidade para alunos de graduação, permitindo aos alunos cursarem simultaneamente disciplinas como aluno regular de graduação e como aluno especial de pós-graduação, adiantando assim créditos para um possível mestrado ou doutorado.
Para cursar disciplinas simultaneamente como aluno de graduação e de pós-graduação no IC, é necessário satisfazer os seguintes pré-requisitos:
– ser aluno do Bacharelado em Ciência da Computação ou de Engenharia de Computação;
– possuir CP (Coeficiente de Progressão) igual ou superior a 0,6;
– possuir CR (Coeficiente de Rendimento) igual ou superior a 0,6.
Todos os alunos com os pré-requisitos acima serão cadastrados no PIF no final de cada semestre letivo, após a inserção de notas pelos docentes do IC. Alunos que não atendam a estes critérios devem observar o Artigo 3º da Resolução CPG/IC 001/2023.
A cada semestre o IC oferece várias disciplinas simultaneamente para a graduação e para a pós-graduação.
Alunos com os pré-requisitos acima (automaticamente cadastrados no PIF) que tenham interesse em cursar as disciplinas com oferecimento conjunto como aluno especial de pós-graduação, devem seguir os seguintes passos:
- Realizar a matrícula na disciplina da graduação;
- Preencher a ficha de inscrição de Estudante Especial no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA), observando os prazos e instruções da DAC.
Sendo aprovado na disciplina da graduação, o aluno será aprovado na disciplina de pós correspondente.
Atenção: Participantes do PIF que desejarem se inscrever em disciplinas isoladas de pós-graduação (sem oferecimento conjunto para a graduação) ou que não possam cursar a disciplina da graduação por algum motivo, deverão realizar a pré-inscrição no Processo Seletivo de Aluno Especial da pós do IC. Geralmente o processo ocorre entre dezembro e janeiro, para disciplinas do 1º semestre, e em junho, para disciplinas do 2º semestre. Caso aprovados, deverão solicitar a inscrição no SIGA.
A matrícula como aluno especial de pós-graduação não representa um compromisso do aluno em fazer uma pós-graduação no futuro, mas permite que ele possa aproveitar as disciplinas cursadas na graduação, caso ele decida continuar seus estudos (e seja aprovado no processo de seleção da Pós-Graduação do IC).
A CG recomenda fortemente que todo aluno que possua os pré-requisitos acima e que se matricule numa disciplina de graduação com oferecimento conjunto se matricule também na disciplina de pós-graduação correspondente.
Em alguns casos é possível cursar todas as disciplinas do mestrado ainda durante a graduação, o que permite fazer o mestrado em apenas um ano. Um título de pós-graduação pode representar um grande diferencial no mercado de trabalho.