21 mai 2021
09:00 Defesa de Mestrado Integralmente a distância
Aceleração de métodos de empilhamento sísmico com GPUs na nuvem computacional
Gustavo Ciotto Pinton
Edson Borin
Técnicas de mapeamento do solo marítimo vêm sendo fundamentais para diversas aplicações da indústria, notadamente para a exploração de petróleo e gás. Tais técnicas são importantes principalmente pelo fato de permitirem aos geofísicos obter parâmetros, tais como a velocidade de propagação do meio, por exemplo, e modelos das regiões de interesse com precisão elevada. Por utilizarem um volume bem elevado de medições sísmicas e apresentarem muitos laços, esses métodos tendem a exigir muitos cálculos e, portanto, muito tempo de processamento quando consideramos arquiteturas tradicionais contendo poucas dezenas de CPUs. Tais características nos convidam a propor e explorar maneiras de tornar a sua execução mais rápida e eficiente. Tendo em vista o fato de que tais métodos apresentam muitos laços cujas iterações são majoritariamente independentes entre si, a paralelização, seja por meio do uso de GPUs ou de nós espalhados na nuvem computacional (ou de ambos), torna-se a alternativa mais viável e simples para acelerá-los. Sendo assim, neste trabalho, foi implementado um método de paralelização com suporte tanto a plataformas compatíveis com o framework CUDA quanto ao padrão OpenCL baseado no algoritmo genético de evolução diferencial para a procura dos parâmetros do meio de maneira a maximizar a medida de semblance para o empilhamento a partir de três modelos distintos de cálculo do tempo de trânsito, sendo eles, em ordem crescente de complexidade, o Common Mid Point, o Zero Offset Common Reflection Surface e, finalmente, o Offset Continuation Trajectory. Foi proposta igualmente uma técnica de seleção de dados para cada um destes mesmos modelos com o intuito de minimizar a quantidade de dados a ser transferida aos aceleradores a cada iteração. Finalmente, tais soluções foram integradas ao framework SPITS para a distribuição das tarefas computacionais entre os vários nós de uma nuvem. Em comparação com algumas soluções presentes na literatura para os tempos de trânsito Common Mid Point e Zero Offset Common Reflection Surface, o desempenho obtido pelo trabalho foi superior e, ao que se diz respeito a execuções em nós computacionais com múltiplas GPUs, verificamos que a propriedade de escalabilidade é respeitada, isto é, o tempo de execução cai na mesma proporção que o número de GPUs cresce. O mesmo se observa para o caso de execuções distribuídas entre vários nós de uma nuvem computacional através da utilização do framework SPITS.
Edson Borin IC/UNICAMP
Alba Cristina Magalhães Alves de Melo CIC/UnB