11 set 2023
Leilões e Alocação de Recursos em Computação de Borda com Mobilidade
João Paulo Francisco da Silva
Rafael Crivellari Saliba Schouery - Coorientador: Luiz Fernando Bittencourt
A Computação em Borda é um paradigma computacional cujo objetivo é trazer recursos computacionais para mais próximo dos usuários, potencialmente reduzindo a latência das aplicações. Nesse contexto, a alocação de recursos é um desafio, uma vez que os recursos estão distribuídos na borda da rede e a demanda por recursos é alta e dinâmica, principalmente devido à mobilidade dos usuários que requisitam estes recursos. Neste trabalho, propomos dois mecanismos de leilão sequenciais e à prova de estratégia. O primeiro mecanismo é um algoritmo guloso para Problema de Mochila Múltipla Multidimensional. Já o segundo, denominado como \textit{2-Fases} é um mecanismo dividido em duas partes em que, na primeira, temos um algoritmo guloso para o Problema da Mochila Multidimensional, e na segunda usamos um algoritmo de fluxo em redes. Também modelamos um mecanismo de leilão baseado em VCG para o problema de alocação em Computação em Borda, onde a função objetivo é maximizar o bem-estar social. Escolhemos um mecanismo de leilão da literatura para comparar com os que modelamos neste trabalho e, em seguida, os avaliamos por meio de simulações e um conjunto de dados de linhas de ônibus de São Paulo - Brasil, visando simular a mobilidade dos usuários solicitando recursos nas cloudlets. Os resultados mostram que os mecanismos atingem valores próximos do ótimo, e também conseguem alocar recursos aos usuários de forma que eles tenham uma baixa latência, mesmo em cenários de mobilidade.
Rafael Crivellari Saliba Schouery IC/UNICAMP
Fábio Luiz Usberti IC/UNICAMP