04 abr 2022
14:00 Defesa de Mestrado Integralmente a distancia
Sugestões de Rotas para Veículos de Propulsão Humana no Contexto da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos
Maria Vitória Rodrigues Oliveira
Islene Calciolari Garcia
Os catadores-carrinheiros coletam materiais recicláveis e reutilizáveis em pontos de parada utilizando veículos de tração humana. Esse trabalho é essencial para o gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). No entanto, as rotas de coleta podem ser cansativas, demoradas e muito longas para esses trabalhadores, dependendo do trajeto escolhido. Sendo assim, este trabalho propõe um algoritmo de sugestão de rotas personalizáveis chamado CATAção De resíduOs Recicláveis otimizadA (CATADORA), que emprega três políticas de otimização: Política de Menor Trabalho (PMT), Política de Menor Impedância (PMI) e Política de Menor Distância (PMD). Além disso, as rotas são geradas a partir das estratégias de busca Dijkstra Bidirecional, Shortest Path Faster Algorithm (SPFA) e A-star. Os pontos de parada são ordenados de acordo com as heurísticas Vizinho mais Próximo, Inserção do mais Próximo e Inserção do mais Distante. As rotas geradas conforme a combinação das estratégias de busca, heurísticas e políticas são avaliadas de acordo com a potência empregada para empurrar o veículo nos trajetos, a distância, o tempo de percurso e o tempo de processamento do algoritmo. Utilizou-se a ferramenta livre Networkx na construção do grafo para ordenação dos pontos de parada. A ferramenta OSMnx foi implementada para desenvolvimento da rede geográfica, a partir da obtenção de dados geográficos do Open Street Map e dados de elevação do Banco de Dados Geomorfométricos do Brasil. Ademais, realizou-se a validação da proposta por meio de simulações computacionais utilizando o Simulation of Urban MObility (SUMO). Os resultados obtidos nas simulações demonstraram que o algoritmo proposto pode minimizar a potência aplicada no veículo utilizando as políticas PMT e PMI. A distância e o tempo de percurso podem ser otimizados empregando a PMD. A combinação da estratégia de busca Dijkstra bidirecional, a heurística do Vizinho mais Próximo e a PMD proporcionou o melhor desempenho do algoritmo.
Islene Calciolari Garcia IC/UNICAMP
Joel José Puga Coelho Rodrigues PPGEE/UFPI