A+A-ContrastAcessibilidade
21 Jan
10:00 Defesa de Mestrado Integralmente a distância
Tema
Estudo Comparativo de Detetores de Falhas Sob Diferentes Condições de Redes de Computadores
Aluno
Valdomiro Luis Scannapieco Neto
Orientador / Docente
Luiz Eduardo Buzato
Breve resumo
Armazenamento seguro de dados pode ser implementado por meio de replicação ativa, método que consiste em replicar dados em diferentes componentes aplicando operações a todas as réplicas na mesma ordem. A decisão de qual ordem de operações aplicar pode ser executada por um algoritmo de consenso distribuído. Fischer, Lynch e Paterson (FLP) provaram a impossibilidade de resolver consenso distribuído em um sistema assíncrono sujeito a, até mesmo, uma única falha de processo. Para contornar essa impossibilidade, Chandra e Toueg definiram os detetores de falha (DFs), componentes que encapsulam os problemas gerados pela assincronia do sistema e que podem ser usados para obter consenso. Um conjunto de métricas para a qualidade de serviço (QdS) dos DFs foi proposto para definir a velocidade do detetor de falhas - quão rápido ele deteta uma falha - e sua precisão - quão bem ele evita erros. Sabe-se que a QdS de um DF influencia diretamente a QdS obtida no nível de aplicação e, por esse motivo, vários estudos foram realizados nos últimos anos para avaliar a qualidade dos DFs em diferentes redes de computadores, como LANs, WANs, sistemas na nuvem e sem fio. Esta dissertação apresenta um estudo comparativo de quatro detetores de falhas sob diferentes condições de rede/processos e avalia tanto a QdS dos DFs - velocidade e precisão - quanto a QdS da aplicação - em termos de taxa de consenso. Um oponente é proposto e desenvolvido, provendo uma forma de abstrair o comportamento inerente de diversas redes. Além disso, explicamos como a gestão de dados da pesquisa e a automação dos experimentos, boas práticas, foram realizados através de ferramentas como Git, Jenkins e Ansible, abordagem essencial neste trabalho. Nossos resultados mostraram que o detetor de falha Chen et al. - que apresenta o mecanismo de deteção mais elaborado - consistentemente apresenta a melhor QdS de precisão quando a rede está sujeita a atrasos ou perdas de pacotes. Também ficou evidente como a QdS no nível do DF influenciou, significativamente, a QdS no nível de aplicação. Em relação a QdS de velocidade, os resultados mostraram que Aguilera et al. é o detetor de falhas mais recomendado.
Banca examinadora
Titulares: