O Prof. Dr. Rubens Murillo Marques, Criador do Curso de Ciência da Computação, Recebe o Título de Cidadão Campineiro

Prof. Dr. Rubens Murillo Marques

O Prof. Rubens Murillo Marques recebe título pelos relevantes serviços prestados ao município de Campinas.

O Professor Doutor Rubens Murillo Marques, nasceu na Cidade do Rio de Janeiro, aos 19/03/1937 e é Bacharel em física pela Universidade de São Paulo. Em 1966 iniciou as atividades de professor de estatística junto à faculdade de Medicina da Universidade de Campinas, sendo designado pelo reitor Zeferino Vaz para coordenar e dirigir a implantação do Instituto de Matemática da Unicamp.

Na Unicamp, manteve estrito relacionamento com o professor Doutor Zeferino Vaz, participando das Comissões: Comissão de Normas para Concurso de Provimento de Cátedras e Docência Livre; Comissão para elaborar o regimento do Centro de Processamento de Dados da Universidade de Campinas e da Comissão Permanente do Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa.

Estruturou também o currículo e propôs a criação e implantou oo curso de Bacharelado em estatística. Também foi responsável pela implantação do primeiro curso de Bacharelado em Ciências da Computação no Brasil.
Após passagem pelo cargo de Diretor Geral do Departamento de Estatística da Secretaria da Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, em 1986 transferiu-se do Instituto de Matemática e Ciência da Computação para o Instituto de Economia da Unicamp, aposentando-se em Agosto de 1989.

Dentre seus diversos títulos, o Prof. Rubens é livre docente em estatística pela Universidade de São Paulo, ex-Presidente e Presidente de Honra da Fundação Carlos Chagas, ex-Diretor Executivo e fundador da Fundação SEADE, ex-Presidente do Conselho Curador da Fundação Cásper Líbero e ex-Presidente do Conselho Curador da Fundação Elijass Gliksmanis.

Também foi membro da New York Academy of Sciences, Fellow da North American Academy of Arts and Sciences, American Statistical Association, London Mathematical Society, Biometrics Society, Society for Industrial and Applied Statistics, Membro Fundador da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, International Association of Educational Assessment, Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Conselho Diretor da Fundação Centro Tropical e Tecnologia de Alimentos – Campinas, Membro Fundador do Instituto de Diabetes – Escola Paulista de Medicina e da Academia Campinense Maçônica de Letras.